Urgência e Emergência

O Pronto atendimento do HSJosé atende mais de 200 mil casos por ano. Os pacientes que procuram a Instituição para situações de Urgência e emergência. O atendimento funciona 24h, aberto a pacientes particulares, convênios e Sistema Único de Saúde. Os pacientes podem buscar a Entidade sozinhos ou acompanhados por um familiar ou amigo, porém este acompanhante precisa também estar identificado, por motivos de segurança. O atendimento se dá conforme a classificação de risco, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

VERMELHO (EMERGÊNCIA)
O paciente necessita de atendimento imediato.
LARANJA (MUITO URGENTE)
O paciente necessita de atendimento rápido.
AMARELO (AVALIAÇÃO)
O paciente precisa de avaliação médica. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas de aguardar.
VERDE (POUCO URGENTE)
Caso de menor gravidade. O paciente deve aguardar para consulta médica.
AZUL(NÃO URGENTE)
Caso de menor complexibilidade e sem problemas recentes. O paciente deve aguardar para consulta médica.

Ao chegar para receber atendimento, o paciente passa por uma triagem, a avaliação é realizada por um enfermeiro. Com os sinais vitais verificados e um questionário já preenchido a enfermagem avalia a gravidade do caso e define o grau de prioridade no atendimento.