Há mais de 180 anos fazendo história e ajudando o próximo!





No Estado de Santa Catarina, estão presentes em Criciúma, Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. As religiosas que fazem parte da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS), há 188 anos dedicando-se a vida religiosa e ao próximo.

Fundada pela religiosa Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, a congregação já ganha espaço em 30 países do mundo e nos cinco continentes. No Brasil, elas começaram sua história em 1935. Nem mesmo com as dificuldades enfrentadas no início dos trabalhos, as religiosas se deixaram intimidar e decidiram que desde esta data, iriam ajudar o próximo, por meio da educação. A obra cresceu e aos poucos as IENS, foram expandindo o seu trabalho de educadoras.

Hoje, já atuam em oito Estados do Brasil e em Roma. Ao todo, são 31 dioceses com um total de 230 religiosas, que se dedicam à educação, saúde e pastoral. A vontade dessas mulheres de ajudar ao próximo, anunciando o evangelho se estende para o resto do mundo. No campo da educação e na propagação da boa nova do evangelho, as IENS estão presentes e atuantes em nove províncias. O governo centralizado em Roma fazem parte de 30 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e na África. Aproximadamente 2099 Irmãs fazem parte da Congregação no mundo. Mas na América Latina e Caribe, formam uma só província, com a presença de Irmãs no Brasil, Paraguai, Argentina, Peru, Honduras, e Porto Rico.

A educação sempre foi o principal foco, e o ponto mais forte de atuação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Em Criciúma a história foi diferente, há mais de 80 anos o Hospital São José surgiu para mudar e contribuir com a saúde da população. Única Instituição de saúde a fazer parte da Congregação, o HSJosé. Com 1.720 funcionários, o HSJosé, tem a missão de “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

O Hospital São José é fruto e obra de muitas Irmãs que por aqui passaram e deram o melhor de sua vida em prol do reino de Deus, se doando gratuitamente, cuidando, consolando e trabalhando nesta obra, cujo fim é servir e ser sinal da misericórdia de Deus. “A luz consome-se a si mesma, enquanto serve aos outros, iluminando”. (MT) Todos somos chamados a ser sinal, ser luz na vida uns dos outros. Uma vela, por mais bela que seja, perde o sentido se não for acesa, pois sua finalidade é consumir-se silenciosamente, iluminando espaços, nos tirando da escuridão, ou ainda nos remetendo a luz que é Jesus Cristo. E temos certeza de que Deus nos conduziu até aqui, e que o carisma de nossa fundadora, Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, está visível em cada Irmã que se dedica diariamente, e tantas outras Irmãs que passaram por esta obra, deixando o seu testemunho de vida e fidelidade ao carisma.

Uma nova diretoria do Conselho Provincial para América Latina e Caribe contará, a partir do dia, três de Dezembro de 2016 com cinco religiosas:
Provincial: Ir. Ana Maria Helena Rivas;
Vice-Provincial: Reyna Del Carmem, Rita de Jesus Miranda, Suzana Guadalupe Tomatti;
Conselheira: Ir. Olívia Boniatti.

Acessar o site