História do Hospital São José

A história do Hospital São José com Criciúma começou precisamente em 1932. Em um terreno localizado na Avenida Centenário, atualmente onde está instalado uma das unidades do Banco Santader. Neste local estava localizado a primeira unidade de saúde do município.

O prédio arrendado prestava atendimento aos doentes que por aqui chegavam. Com o fim do contrato, o atual prefeito da época, Sr. Elias Angeloni e alguns colaboradores, precisavam decidir onde seria instalada a nova unidade de saúde. Definiu-se então, que seria necessário construir uma estrutura própria. Foi quando em 1934 criou-se uma comissão administrativa para tratar do assunto. Neste mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca, fez uma venda simbólica de um terreno, o local onde hoje esta instalado a atual sede do Hospital São José.

A obra foi projetada para 20 quartos, 15 destes destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía, como sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros ambientes. Para que a obra pudesse ser erguida, a prefeitura cobrava 10% sobre os impostos municipais, que eram contribuições da população e doações da comunidade em geral. Após dois anos em construção, a obra finalmente pode ser inaugurada. No dia oito de novembro de 1936, Criciúma já possuía um hospital.

Neste ano então, iniciava o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma. Sem experiência na área da saúde, as Irmãs Escolares, estavam instaladas no município de Forquilhinha, mas prontamente atenderam o chamado do prefeito para atuar na área da saúde, mesmo sem experiência na área. Há 87 anos fazendo parte da cidade, a história do HSJosé, muitas vezes confunde-se com a história de Criciúma, pois parte de tudo que aconteceu na cidade pode ser presenciado pelas Irmãs Escolares que já estavam trabalhando no município.

Por ser uma cidade de mineração, a principal assistência era aos mineradores, setor este que impulsionava a economia da época e gerou o desenvolvimento da região. Hoje, o hospital realiza e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da Região Sul Catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa.

De caráter privado e de utilidade pública, o HSJosé é uma Instituição Filantrópica, que vem crescendo e desenvolvendo-se com o passar dos anos. As irmãs Escolares, dedicam-se diariamente para manter a Instituição, oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida. Atualmente, cerca de 1300 profissionais atuam diariamente no HSJosé.

Declarado Hospital Ensino, pelo Ministério de Educação, a Entidade conta ainda com médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem e outros estagiários na área da saúde, cerca de 800 alunos/ano passam pelo hospital. Além das entidades que prestam serviços sociais e voluntários. Inserida nas regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, o que compreende 45 municípios, totalizando uma população estimada em 994 mil habitantes, o Hospital São José já é considerado um dos maiores hospitais do Sul de Santa Catarina. Todos os anos, atendemos mais de 190 mil pessoas, sendo 85% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HSJosé conta com o Conselho Consultivo, serviço voluntário, formado por instituições da sociedade. Considerado referência em Alta Complexidade em Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Neurologia e Infectologia, realizando o papel de um verdadeiro hospital regional. Em 87 anos de existência, o HSJosé, por meio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora continua lutando para “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino e pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

Denominação e forma de atuação: A Sociedade Literária e Caritativa Santo
Agostinho – Hospital São José – HSJosé - é uma Associação de caráter beneficente,
educativo, de assistência social e filantrópica, sem fins lucrativos. Reconhecida de Utilidade Pública pelas Leis:
Municipal: Lei Nº 216 de 13/09/1957
Estadual: Lei Nº 2.881 de 23/12/1961
Federal: Decreto Nº 64.443 de 02/05/69.
Data da instituição: Fundada em oito de novembro de 1936, com a vinda das Irmãs Escolares de Nossa Senhora para o Brasil.