O pão de cada dia
03/05/2019

O pão de cada dia

 

Com padaria própria, HSJosé por intermédio de seus padeiros, produz mais de 700 pães diariamente

 

     17 dúzias e meia de ovos e 25kg de trigo, estes são os ingredientes essenciais, utilizados na padaria do HSJosé para produção de mais de 700 pães todos os dias, distribuídos para pacientes internados e acompanhantes no HSJosé.

O colocar as mãos na massa, oficialmente tem início ás 06h da manhã quando João Sérgio França (45) e Gabriel da Silva Ruchert (21), os padeiros do hospital, chegam para produzir pães, bolos, biscoitos e alguns itens solicitados via cardápio.

“O forte de nossa produção são os pães, colocamos para assar uma grande quantidade todos os dias para os pacientes e acompanhantes. Tudo que se refere a alimento é produzido aqui nesta padaria por nós”, explica França.

     O grande forno que precisa funcionar sem parar pela manhã, já recebe uma programação para ligar no horário determinado, e assim não deixar que nehum pãozinho falte no café da manhã de todos que se entram para tratamento no HSJosé e que de acordo com a dieta estão liberados para comer ese paãozinho. É a partir das 05:30 da manhã que o forno é acionado automaticamente para aquecer e assar pães e bolos, esta produção toda só encerra por volta das10h. A tarde para servir o café dos pacientes, o processo volta a acontecer.

Além da preparação dos alimentos para o café da manhã e tarde, os padeiros também pruduzem bolos para todas as crianças que esteja de aniversário e internada na oncologia pediátrica da entidade.

Ruchert fala sobre a alegria de produzir produtos em momentos especiais. “Produzimos bolos para as crianças conforme a indicação da nutricionista claro, e isso nos dá muita alegria, caprichamos mesmo, porque sabemos que é importante o momento de um aniversário, ainda mais para uma criança”, salienta.

     Os responsáveis pela padaria do hospital têm o auxilio e orientação constante da equipe de nutrição e dietética da entidade e a produção de itens diferentes do cotidiano, são solicitados quando há algum tipo de restrição ou indicação das próprias nutricionistas da equipe.

 

     A padaria do HSJosé faz parte do serviço de Nutrição e dietética da instituição e funciona 24 horas por dia; com 60 colaboradores para atender  toda demanda; deste total, sete nutricionistas, auxiliam, avaliam e prescrevem cada tipo de alimento enviado para os pacientes. É também no serviço de nutrição e dieta que são elaboradas todas as refeições tanto para pacientes quanto para colaboradores; são produzidas mensalmente mais de 25.500 refeições.

Fotos da notícia

Notícias São José