HSJosé promove palestra  sobre conscientização e responsabilidade ambiental
18/03/2016

HSJosé promove palestra sobre conscientização e responsabilidade ambiental

 

Criciúma – Na próxima segunda-feira (21-03), o serviço de Qualidade do HSJosé promove a palestra, “Casa comum, qual é a nossa responsabilidade?”, que será ministrada pelo professor da Unesc Zeca Virtuoso.

   A ação tem como principal objetivo, trazer mais consciência ambiental aos colaboradores.

“Um dos valores do HSJosé, é manter a responsabilidade socioambiental, desta forma, contribuímos para o meio ambiente com ações específicas, entre elas a correta segregação e destinação dos resíduos gerados na instituição”, explica Thais Medeiros - Técnica em segurança do trabalho.

     O evento visa ainda, apoiar e fortalecer a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”, que tem o intuito de chamar atenção para os cuidados necessários com o saneamento básico no Brasil e sua importância; para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

A palestra acontecerá no Auditório Dr. Gyrão às 13h e 30min.

 

 

Qualidade a Serviço do Meio ambiente

 

O serviço de Qualidade da Instituição preocupado em manter o bom funcionamento da Entidade, com o apoio dos colaboradores e fornecedores, desenvolve ações de conscientização para garantir a qualidade ambiental do hospital.

Entre as ações está o descarte adequado de todo lixo produzido dentro do hospital.

 

Dados:

 

     Em 2015, foram gerados na instituição aproximadamente 96 mil quilos de lixo infectantes, químicos e perfucortantes. Todo material foi tratado e destinado corretamente de acordo com as legislações estabelecidas. O investimento para o tratamento e destinação final de toda produção de lixo gira em torno de 272 mil reais.

Os resíduos orgânicos são encaminhados para uma empresa certificada ambientalmente, onde é realizada a compostagem com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais. Em 2015 a instituição foi responsável pela geração de mais de 86 mil quilos de lixo orgânico, com um custo anual acima de 23 mil reais.Os resíduos gerados nos serviços de manutenção, marcenaria e construção civil também são recolhidos por uma empresa especializada e depositados em aterros certificados. Ano passado foram gerados cerca de 38 mil quilos de resíduos de construção com um custo superior a 11 mil reais.

As lâmpadas também são encaminhadas para empresa especializada onde são desmontadas e descontaminadas. As partes desmontadas, vão para reciclagem. No último ano a instituição encaminhou para reciclagem, 1307 lâmpadas, com um custo superior a dois mil reais.

     Além das destinações corretas dos resíduos gerados em seus processos, o HSJosé conta com uma equipe estruturada para trabalhar constantemente na educação continuada de seus colaboradores, monitoramentos, auditorias e ações de conscientização, pois entende que é um grande propulsor na transformação das pessoas e na sociedade.

Todas essas ações contribuem para a preservação do meio ambiente.

Fotos da notícia

Notícias São José