HSJosé inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho com ação Social
22/10/2015

HSJosé inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho com ação Social

 

Criciúma - O Hospital São José, inicia suas atividades para a 28ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, oficialmente no dia nove de novembro; mas diversas ações já iniciaram antecipadamente; entre as atividades, uma campanha de solidariedade foi promovida, para incentivar a doação de sangue e medula óssea.

    A coleta pode ser realizada até o dia 12 de novembro no Hemosc de Criciúma.

Além dos colaboradores da Instituição, a comunidade também poderá doar sangue nestes dias. Há aproximadamente três anos, o HSJosé organiza a campanha de doação dentro da programação de atividades da SIPAT.

A semana é realizada uma vez ao ano, embora as ações preventivas contra acidentes do trabalho continuem durante todo o ano.

Segundo a engenheira em segurança do trabalho, Regiane Liberato, a realização da campanha visa conscientizar os colaboradores do HSJosé sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. A iniciativa também tem por objetivo alertar a comunidade sobre o significado deste ato. “É uma ação solidária que salva vidas, por isso a importância de incentivar os nossos colaboradores", completa Regiane.

Para doar sangue, os voluntários devem ter entre 18 a 35 anos. Os homens devem ter peso acima de 50 quilos enquanto as mulheres 52. É recomendável que o doador não tenha ingerido bebidas alcoólicas e comidas gordurosas no dia da doação. Antes de realizar a doação, o voluntário deve tomar um café da manhã leve.

    Os doadores passam por uma triagem, antes de iniciarem o processo. Uma equipe de saúde do próprio centro faz entrevistas com os voluntários, caso estejam aptos, no mesmo momento já são encaminhados para doação. Depois de liberados, recebem lanche e suco.

Após 30 dias da doação, os voluntários recebem o resultado de diversos exames, como Chagas, HTLV-1 e 2, HIV, Sífilis e de Hepatite B e C.

Para efetuar a doação, qualquer pessoa que comparecer ao Hemosc precisa apresentar um documento pessoal com foto.

As bolsas de sangue coletadas, são encaminhadas e distribuídas para hospitais da região.

A SIPAT deste ano no HSJosé tem como tema principal: “ Respeite a Vida, Trabalhe com Segurança”.

Notícias São José