Hospital lança Programa Gestão por Competências
02/09/2021

Hospital lança Programa Gestão por Competências

  
      Treinar, desenvolver e ampliar talentos. Estes são alguns dos conceitos adotados pelo HSJosé para que seu quadro de colaboradores possa ter um desenvolvimento dentro da Instituição. 
     Pensando nisso e com o intuito também de ampliar o conhecimento sobre cada colaborador, o hospital por meio de seu corpo diretivo iniciou em 2020 um trabalho minucioso com uma empresa expert em Desenvolvimento Humano, a Fator RH de São Paulo, empresa especialista em auxiliar no desenvolvimento de profissionais na área da saúde especificamente.
 
“O projeto iniciado no Hospital São José, foi o Gestão de Pessoas por Competências. Nós começamos com um seminário de gestão de mudanças para as lideranças e colaboradores, já pensando em mostrar para eles, que o caminho é nós desenvolvermos capacidades, habilidades para lidar com a mudança. E a gestão por competência será uma ferramenta que irá ajudar a ter um norte pra encontrar o caminho do desenvolvimento profissional e pessoal para que ele possa ser cada vez mais capacitado e possa estar apto para desenvolver seu trabalho com mais excelência”, descreve Fabrízio Rosso diretor executivo da Fator RH.
 
     O programa tem como finalidade construir critérios definidos pelo Perfil Estruturado por Competência (PEC), célula mãe do projeto.
De acordo com os especialistas, este tipo de ação tem por finalidade auxiliar os colaboradores na busca por melhores resultados dentro de sua função.
 
 “Neste primeiro momento do programa, foram levantados os perfis profissionais, envolvendo todos os cargos gerenciais e operacionais da instituição. O trabalho  desenvolveu-se por meio de oficinas de levantamento das atividades e responsabilidades  dos diversos cargos de compõem a empresa. Isso será a base para a implantação da gestão por competências no HSJosé,aponta Carlos Sparremberger, gerente de recursos Humanos do HSJosé.
 
Início do projeto
 
     Desde dezembro de 2020, um comitê interno com profissionais das mais diversas áreas de atuação do hospital foi criado para ouvir opiniões diversas, e organizar as ações e atividades que precisavam ser desenvolvidas, bem como criar as competências organizacionais, gerenciais e operacionais, irão nortear o programa sempre como suporte da Fator RH.
Foi de responsabilidade deste comitê também, o desenvolvimento do slogan, marca do programa de Gestão por Competências do HSJosé: Ampliando e Desenvolvendo Talentos.
“A ideia é que o hospital tenha uma ferramenta que que possa atender inclusive as certificações de qualidade como a Acreditação Hospitalar. A ferramenta serve para capacitar, desenvolver talentos”, pontua o professor.
    O programa foi lançado esta semana no HSJosé com a presença de dois membros da empresa Fator RH, os professores Fabrízio Rosso e Claúdia Palmuti. Na ocasião os grupos puderam conhecer a proposta do Programa de Gestão por Competências e a metodologia de avaliação.
“Para os próximos meses a equipe do serviço de desenvolvimentos humano do HSJosé terá a missão de  montar  a matriz de perfis estruturados  por competências classificando e agrupando o material desenvolvido nas oficinas de levantamento de atividade  para então realizar  avaliações com um grupo piloto, e promover os ajustes necessários a implantação com todos os colaboradores”, explica Sparremberger.

Fotos da notícia

Notícias São José