Comissão Hospitalar de Transplantes do HSJosé auxilia na primeira captação para o banco de olhos
24/07/2018
(foto ilustrativa)

Comissão Hospitalar de Transplantes do HSJosé auxilia na primeira captação para o banco de olhos

 

Criciúma – A Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT do HSJosé, realizou mais uma captação de órgãos este final de semana.

A doação de córneas veio de uma paciente natural de Ermo de 44 anos. Em vida, a paciente já havia informado a família sobre sua intenção de ser doadora de órgãos.

     O processo de captação foi realizado pela Comissão de doação de Órgãos do HSJosé e um médico oftalmologista; Esta foi a primeira doação para o banco de Olhos de Criciúma, recentemente inaugurado; que agora preserva, trata, condiciona as córneas que recebe sorologia e contagem das células.

“Sabemos da importância deste passo, com a inauguração do banco de olhos para nosso município, uma grande conquista. E nós do serviço de captação do HSJosé estamos sempre à disposição para contribuir”, destaca Renata Mendes Machado, enfermeira da CHT.

     A CHT existe no HSJosé  há mais de 10 anos, desde então, o número de captação de córneas vem crescendo; somente este ano, já foram captadas 25 córneas, apenas no HSJosé.

“A implantação do banco de olhos em Criciúma, irá proporcionar maior qualidade nos tecidos, além de promover maior agilidade para realização dos transplantes de córnea na região; pois certamente a oferta de córneas irá aumentar”, aponta Dr. Marcos Pizzolatti (CRM -11400/RQE-16736), médico oftalmologista que realizou a captação.

    

     Doar órgãos é um ato de generosidade, estar ciente da importância deste ato já é um grande passo.

Comunique sua família sobre sua intenção de ser um doador de órgãos.

Notícias São José