Cirurgia Plástica: Importância dos cuidados pré e pós-operatórios
03/10/2018

Cirurgia Plástica: Importância dos cuidados pré e pós-operatórios

Brasil está entre os principais países que realizam Cirurgia plástica

 

Cuidados com o Pré-operatório

     A cirurgia plástica vem ganhando adeptos em todo mundo.

Com a chegada do verão a busca por estes procedimentos também ganha mais força.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica-Isaps, são aproximadamente 2,5 milhões de procedimentos realizados por ano, principalmente em mulheres, cerca de 86% das cirurgias são realizadas pelo público feminino.

     De acordo com a Cirurgiã Plástica Dra. Fernanda Carboni Buss Porto Leite (CRM-16962/RQE14762), antes de decidir sobre o procedimento é muito importante que as pessoas se atentem quanto ao profissional escolhido, bem como o local onde será realizada a cirurgia.  “Na minha concepção, a coisa mais importante é procurar um médico especialista habilitado pela sociedade brasileira de cirurgia plástica pra ter certeza de que o cirurgião que escolheu, está apto para realizar os procedimentos. Depois disso, acredito que a empatia e confiança com o profissional de sua preferência sejam fundamentais”, explica a especialista.

     Os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) também apontam, que entre os procedimentos mais procurados o aumento de seios ainda é o mais solicitado (15,8%), lipoaspiração segue em segundo lugar como a opção mais procurada (14%) e cirurgia de pálpebra (12,9%), ocupa o terceiro lugar na lista.

Dra. Fernanda aponta, que hoje a busca por procedimentos cirúrgicos também vem ganhando outro patamar, não apenas a busca pelo corpo perfeito. “Muito além da vaidade, as pessoas buscam sua melhor versão, estar bem consigo mesmo, feliz e realizados com seu corpo é um grande aliado no nosso bem estar geral. Este tem sido o principal quesito das pessoas por realizar procedimentos estéticos”, analisa a cirurgiã.

     Um outro alerta apontado pela especialista, é quanto a realização de vários procedimento em uma única cirurgia. Dra. Fernanda aponta que é possível realizar intervenções combinadas, porém, devem ser feitos dentro dos limites de segurança e avaliar caso a caso. “Obedecer um tempo máximo de cirurgia é importante, por isso é indicado individualizar os casos. As cirurgias variam muito quanto ao grau de complexidade, muitas vezes o mesmo procedimento em duas pessoas, tem graus de complexidades muito diferentes. Observar estes critérios são fundamentais no momento da consulta", enfatiza.

 

Cuidados com o Pós-operatório

     É sempre importante e fundamental, seguir a risca as recomendações do cirurgião escolhido. “O pós-operatório é uma parte tão importante quanto o ato operatório propriamente. Fazer o repouso adequado, retornar ao médico conforme o combinado, usar as malhas pós-operatórias, realizar fisioterapia para reabilitação dos tecidos e sempre tirar as dúvidas com o seu médico; faz toda diferença esclarece a médica.

 

Nova Unidade da Mulher do HSJosé

      Para dar suporte a esta demanda, o Hospital São José inaugurou este ano, a Unidade Mulher. O setor foi construído para atender todo e qualquer tipo de procedimento cirúrgico realizado por mulheres.

Com 10 leitos, o novo espaço foi preparado especialmente para atender esta demanda, e conta com uma equipe especializada e preparada para acolher gestantes, puérperas, mulheres que realizaram procedimentos ginecológicos e cirurgias plásticas. A área total da unidade tem cerca de 329m².

"O ambiente foi criado visando dar ainda mais conforto a pacientes atendidas por convênios e particulares. Este novo setor mostra a preocupação da entidade com as mulheres”, aponta o diretor Técnico, Dr. Raphael Elias Farias (CRM- 13081/RQE-9915).

      Atualmente em números gerais, o HSJosé atende 55% de mulheres nas mais diversas especialidades de atuação da Entidade.

Notícias São José