Cadastro e controle em visitas: necessário em Unidades Hospitalares
26/06/2019

Cadastro e controle em visitas: necessário em Unidades Hospitalares

     Estar internado em uma unidade hospitalar é sempre um momento delicado e que requer muita atenção ao paciente, bem como de seus familiares. O paciente, além do cuidado médico, precisa de aconchego e carinho da família e amigos.

     Para uma medicina de qualidade, além do cuidado assistencial, da tecnologia e uma equipe de profissionais preocupada com a saúde e melhora do paciente, entende, que a visita, o afeto e carinho de pessoas queridas, contribuem para melhora do doente.

     Para que esta situação aconteça, faz-se necessário compreender, que para todo e qualquer tipo de visita, existem regras a serem cumpridas. Responsabilidades que muitas vezes, são estabelecidas pela instituição; outras pela própria condição de cuidados de todos os pacientes.

 

Heloisa Beirão, psicóloga do HSJosé, explica que é necessário compreender também a vontade do paciente. “É importante respeitar o desejo e autonomia do paciente em relação as visitas, entendendo que o ambiente hospitalar requer demandas específicas muito importantes; a família e o paciente podem adequar-se a estas demandas. Existem alguns cuidados também, que devem ser considerados em relação as visitas, quanto ao número de pessoas o tom da conversa e o tempo junto ao paciente, devendo lembrar que o mesmo está fragilizado e com limites que devem ser respeitados. Tomar devidas precauções, pode tanto ser capaz de ajudar no tratamento, quanto interferir no pronto reestabelecimento de quem esta internado. É importante lembrar, que a melhora do paciente também depende do seu visitante”, esclarece a especialista.

     A psicóloga aponta que a internação e a doença, são consideradas como uma ameaça, e são vivenciadas de forma grupal, relata que o processo do adoecer envolve não somente o paciente que se encontra internado, mas também toda família que vivencia esta hospitalização diariamente. Quando uma pessoa é internada em um hospital, ela perde o contato com seu cotidiano, e assim, tudo que vier no âmbito da afetividade pode contribuir para seu tratamento, diminuindo a ansiedade frente ao desconhecido, passando mais confiança e segurança e tendo uma resposta mais positiva em relação ao processo que vivencia.

É importante lembrar sobre os cuidados sempre, por isso há um controle, quanto ao número de pessoas que visitam um paciente na unidade hospitalar. Há também uma exigência necessária no momento do cadastro de visita, como documento de identificação; necessário e imprescindível, recomendações estas que precisam ser respeitadas.

 

     No Hospital São José algumas regras são padronizadas como:

 

  • Realização de cadastro dos visitantes (apresentando documento oficial com foto),
  • Não trazer alimentos, pois os pacientes precisam cumprir a dieta prescrita pelo médico;
  • Não trazer flores;
  • Não fumar ou fazer uso de drogas dentro do estabelecimento ou em suas proximidades;
  • Não deixar menores de idade e idosos como acompanhantes;
  • Cumprir o tempo de permanência já estabelecido para visita;
  • Evitar visitar o paciente, caso esteja doente, resfriado/gripado;
  • Roupas inadequadas (curtas e transparentes) são proibidas;

 

“As regras existem para um cuidado a mais com nosso paciente. Estamos atentos há um controle efetivo dos que entram e saem. Esta preocupação é fundamental para garantir a segurança e certamente a rápida melhora e recuperação do paciente”, ressalta Maria Aparecida Salvato, vice-administradora do HSJosé.

     No Hospital São José aos pedidos e solicitações não são diferentes de outras entidades que presam pelo cuidado e a rápida recuperação de quem está em tratamento e precisando de cuidados médicos.

Ainda segunda a vice-administradora, é importante que as pessoas compreendam a recomendações propostas pela entidade, para manter uma unidade organizada e segura. “A Humanização é nosso objetivo principal como Instituição de Saúde, por isso prezamos cada detalhe, inclusive com o número de visitantes. O controle/cuidado com as pessoas que acessam o HSJosé, precisa ser entendida pela população, pois queremos garantir a recuperação e o bem-estar de todos”, completa.

Notícias São José