Você sabe sobre a importância do exame periódico?
10/08/2018

Você sabe sobre a importância do exame periódico?

  De fundamental importância para avaliar a saúde dos trabalhadores de qualquer empresa, a coleta dos exames periódicos serve para trazer orientação aos colaboradores, quanto a possíveis problemas de saúde e níveis de fatores de risco; desde físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, devido à exposição no ambiente a qual fazem parte.

     A legislação brasileira por meio das Normas Regulamentadoras - NR 07 do Ministério do Trabalho, obriga as empresas e os empregados a executarem os exames periódicos.

    Os procedimentos variam sua frequência de realização, de acordo com o tipo de trabalho desempenhado por cada colaborador. Para trabalhadores expostos a riscos relacionados com a sua saúde no ambiente de trabalho, os exames periódicos devem ser repetidos bianuais, anuais ou semestrais, o que será determinado pelo médico do trabalho e previsto no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.

 

Quanto a realização dos exames

 

O que o Médico do Trabalho deve fazer num Exame Periódico?

 

    Durante o período de realização do exame, o médico faz uma anamnese patológica completa (clínica e ocupacional) do funcionário, bem como um exame clínico criterioso. Assim, o Médico do Trabalho poderá constatar possíveis queixas de saúde do paciente relacionadas ao trabalho desempenhado por ele, decidindo se o mesmo está apto ou inapto (em termos de saúde), para continuar trabalhando naquela função.

     Após a realização dos exames, o colaborador e somente ele, terá acesso aos resultados. Caso haja alguma alteração nos resultados que impeçam o trabalhador de executar suas atividades, o próprio setor de segurança do trabalho irá fornecer as informações necessárias, assim como o encaminhamento para um possível tratamento e acompanhamento do caso.

O exame periódico é tão importante, que pode auxiliar de forma decisiva no diagnóstico e prognóstico de uma doença.

“Os exames periódicos no HSJosé são realizados toda semana, durante todos os meses do ano de acordo com a data de admissão ou da última realização do procedimento pelo colaborador. Muitos ainda; infelizmente, acham desnecessário, mas alertamos sobre a importância deste procedimento. Com o resultado dos exames periódicos, já conseguimos auxiliar no diagnóstico de doenças, onde as pessoas rapidamente iniciaram o tratamento adequado para a patologia apresentada. Isso nos deixa aliviados”, aponta Luana Roecker, enfermeira responsável pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMET do HSJosé.

Atualmente o HSJosé conta com um quadro de 1260 colaboradores, e todos realizam os exames periodicamente.

Notícias São José