Varizes não são apenas preocupações com a estética
17/09/2018

Varizes não são apenas preocupações com a estética

Cirurgião vascular do HSJosé explica a importância de se preocupar com as varizes

 

 O que são Varizes

    Varizes são veias doentes que por inúmeros motivos acabam ficando dilatadas e tortuosas, o que causa dor e o desconforto estético.

A preocupação e a busca pelo tratamento das varizes, na grande maioria das vezes não é pelo fator da beleza e sim pelo incômodo que estas veias causam a saúde das pessoas.

 

Sintomas

    O processo de aparecimento geralmente acontece na região das pernas, as veias dilatadas (varizes) ocasionam dor, devido perda de capacidade de levar o sangue para o coração, por isso ocorre um aumento da quantidade de líquidos nas pernas, e isso ocasiona sensação de peso, dor, câimbras, formigamentos. Além das varizes que estamos acostumados a ver, existem varizes pélvica (localizada dentro da bacia que pode gerar dor abdominal) e esofágica (ocasionando sangramento intestinal e dor); problema que também precisa ser avaliado por um cirurgião vascular.

 

Causas

     Varizes são veias doentes que por inúmeros motivos acabam ficando dilatadas e tortuosas, o que causa dor e o desconforto estético.O médico cirurgião vascular Dr. Caio Knihs (CRM-18817/RQE-15086) explica, que o fator genético é o principal causador das varizes. “A genética conta, mas permanecer sentado ou em posição de pé todos os dias também propicia o seu aparecimento de varizes. Obesidade e uso de anticoncepcional oral também são fatores prejudiciais as varizes”, aponta o especialista.

O médico aponta também, que a doença varicosa acomete praticamente metade da população; sendo assim segundo Knhis cerca de 50% das pessoas não terão varizes.

 

Mulheres e Homens podem ter varizes

     Geralmente, devido a maior influência de hormônios de progesterona e estrogênio no corpo, a mulher tem maior tendência a desenvolver varizes. Os hormônios em maior quantidade no corpo da mulher, favorecem a dilatação da veia e o enfraquecimento de suas paredes fazendo com que as varizes apareçam. “A gravidez também é uma característica que influência, o aumento a quantidade de liquido no corpo dificulta o retorno desse liquido ao coração (compressão direta do útero gravídico na veia cava inferior) facilitando as varizes. Mas homens também podem ter varizes, em menor número, mas desenvolvem”, destaca.

 

Como pode ser realizado o tratamento de varizes

     Em sua grande maioria, as varizes podem sim ser tratadas. O tratamento se dá por meio de diversas técnicas e formas independentemente da idade, com a utilização de técnicas menos invasivas utilizadas atualmente. Knhis afirma que com os avanços tecnológicos o tratamento das varizes melhorou muito nos últimos anos, possibilitando um melhor resultado funcional e estético. “Como opção de tratamento temos a escleroterapia convencional, escleroterapia com espuma densa, retirada cirúrgica das varizes, utilização de endolaser e laser transdérmicos, entre outros procedimentos, que sempre deve ser feito por um médico especialista”, aponta o médico cirurgião vascular.

     Mesmo com todo avanço tecnológico, e apesar de existirem diversos tratamentos de varizes, alguns casos ainda necessitam da retirada cirúrgica da veia; o tratamento é totalmente individualizado e cada caso deve ser tratado de forma específica. Em qualquer situação é sempre o médico quem irá avaliar se há necessidade ou não de procedimento cirúrgico ou outro tipo de tratamento.

     O especialista ainda alerta sobre tratamentos caseiros, que devem ser evitados; pois não possuem nenhuma comprovação científica.

“O importante é sempre buscar orientação médica para saber qual o tratamento ideal para cada pessoa”, finaliza.

Notícias São José