Tuberculose: Como é transmitida, sintomas, diagnóstico e tratamento
19/07/2019

Tuberculose: Como é transmitida, sintomas, diagnóstico e tratamento

A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria, o mycobacterium tuberculosis.

 

Transmissão

A transmissão da tuberculose ocorre por via aérea e afeta principalmente os pulmões, porém qualquer órgão pode ser acometido, (linfonodos, sistema nervoso central, ossos, olhos, pericárdio, pleura, etc).

A tuberculose pulmonar, comumente chamada, é transmitida de pessoas para pessoa pelo ar. Uma pessoa quando tosse, espirra ou fala de forma mais alta por exemplo, pode transmitir a bactéria.

Sintomas

Segundo especialistas, os sintomas da tuberculose variam conforme o local acometido, entretanto, em todos os casos podem estar presentes a perda de peso, astenia, febre (predominantemente vespertina) e sudorese noturna.

Quando acomete o trato respiratório, além dos sintomas relatados, há tosse geralmente com duração maios de duas semanas, com expectoração, podendo ocorrer hemoptoicos (escarro com sangue). Caso este fator venha ocorrer, é importante procurar imediatamente ajuda médica para uma avaliação.

Diagnóstico

     O diagnóstico para identificar a tuberculose, é realizado por meio de exame clínico do paciente e de exames complementares, como o Rx de tórax e exames de sangue. Contudo, o ideal é encontrar o agente causal, seja através da pesquisa direta ou da cultura. O exame do escarro é uma das principais ações para o diagnóstico da tuberculose. 

No hospital, os pacientes com diagnóstico ou suspeita de TB, devem ficar isolados e todas as pessoas que entrarem no seu quarto devem estar usando um tipo de máscara específica. No caso do paciente necessite sair do quarto (por exemplo, para realizar algum exame), o mesmo deve usar uma máscara cirúrgica (simples) e ter prioridade na realização do procedimento, para retornar o mais breve possível para o seu quarto.

     É importante ressaltar, que somente pessoas com a doença podem ser transmissoras.

Um dos meios mais eficazes de prevenir a disseminação da TB é o diagnóstico e tratamento precoce, cerca de 15 dias após o início do tratamento, o risco de transmissão reduz significativamente.

Portanto, alguém que apresente os sintomas citados, principalmente tosse por mais de duas semanas, deve procurar um serviço de saúde para investigar a doença.

Tratamento

     A TB tem cura, sendo que o tratamento é realizado, geralmente, por um período de seis a nove meses, podendo ter duração maior nos casos de resistência.

O Mycobacterium tuberculosis tem a capacidade de permanecer suspenso no ar por longos períodos, em partículas muito pequenas. Por este motivo, para nos protegermos da tuberculose é necessário o uso de uma máscara especial (N95 – PPF2), que consegue impedir a passagem do mesmo.

O tratamento para TB é gratuito e oferecido pelo Sistema Únicos de Saúde.

“Para que haja resposta no tratamento, o paciente precisa seguir corretamente as indicações médicas e fazer uso dos medicamentos indicados de forma regular em todos os dias previstos para o tratamento que é longo; e dura em média seis meses”, aponta o médico infectologista do HSJosé Dr. Roberto Oening ( CRM-8217/RQE-3111).

O especialista conta, que um dos principais desafios para controle da tuberculose é o abandono do tratamento, visto que a doença é um problema grave e pode levar a morte; tendo em vista que quando não combatida, a doença pode ocasionar o aparecimento de bactérias mais resistentes aos medicamentos. Por isso, os dados afirmam que a TB é a principal causa de morte por um único agente infeccioso em pessoas vivendo com HIV.

Dados importantes

     De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Tuberculose esta entre as 10 doenças que mais matam no mundo, principalmente jovens e adultos, esta entre a quarta causa de morte por doença infecciosa; e para pacientes com aids, é a primeira causa de morte.

Qualquer um pode adoecer por tuberculose, mas aqueles que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas que convivem com doentes com tuberculose, pessoas em situação de rua ou privados de liberdade estão entre os grupos de maior risco de adoecimento.

Em 2018 75 mil casos novos de TB foram diagnosticados. No Brasil ocorreram cerca de 4,5 mil mortes por tuberculose.13 brasileiros morrem em média todos os dias de tuberculose.   

 

 “De acordo com a nova classificação da OMS 2016-2020, o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para TB e a 19ª posição na lista dos 30 países prioritários para TB-HIV”.

 

     Os dados assustam, mas nos levam a entender sobre a importância de sensibilizar a comunidade a respeito da doença, já que o desconhecimento é um dos principais desafios para o seu controle. 

Fotos da notícia

Notícias São José