Rinoplastia: O que é, tipos de cirurgia, como é feita e pós-operatório.
16/01/2019

Rinoplastia: O que é, tipos de cirurgia, como é feita e pós-operatório.

Procedimento auxilia estrutura respiratória e melhora o aspecto do nariz

O que é Rinoplastia

     A rinoplastia é uma cirurgia de pequeno porte que remodela a estrutura nasal, tanto óssea quanto a parte cartilaginosa, procurada por grande parte da população para melhorar a estrutura do nariz e a para as pessoas que possuem dificuldade para quanto a respiração. De acordo com a cirurgia plástica Dra. Gleice Junkes de Faveri, este tipo de cirurgia faz com que o nariz fique com aspecto mais harmônico além de ajudar nos problemas nasais. “Geralmente a rinoplastia é associada com uma cirurgia funcional nos pacientes que tem dificuldade de respirar, sendo ligada a correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto. Em nossa região, a procura por rinoplastia é bastante comum para arrebitar a ponta, modelar o dorso e para reduzir o tamanho do nariz, são pedidos bem comuns no momento da consulta da população local", esclarece a especialista.

Rinoplastia estruturada

     De acordo com a cirurgiã, hoje, o ideal para este tipo de procedimento é realizar a rinoplastia estruturada, que remodela e recoloca as estruturas remanescentes do nariz, para fortalecer a estrutura nasal que ficou. “Em uma rinoplastia o osso e cartilagem são diminuídos, desta forma a estrutura acaba enfraquecendo, então o que geralmente fazemos, é fortificar estas estruturas, caso contrário o nariz pode ceder e modificar com o passar dos anos, pois as cartilagens trabalham devido à força de retração cicatricial e peso do edema", explica Gleyce. 

Idade para realizar a Rinoplastia

     A procura por este tipo de cirurgia é tanto para homens quanto mulheres, porém a indicação é que seja realizada a partir dos 15 anos. Pacientes acima de 60 anos podem passar pelo procedimento, porém é necessário uma avaliação criteriosa sobre o assunto, bem como a realização de exames alguns exames específicos. “Pacientes acima de 60 anos possuem o componente pele muito alterado, a pele está mais grossa, a cartilagem mais fraca devido à idade, desta maneira colocamos o paciente dentro da expectativa do que é possível realizar nesta faixa etária com a rinoplastia.

O procedimento

     Todo e qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado em um centro especializado, com anestesia geral para proteção da via aérea. Quando se realiza a rinoplastia, geralmente não é necessário permanecer internado, tendo a geralmente a possibilidade de ir para casa no mesmo dia e a recuperação leva em torno de uma semana. Geralmente cirurgiões plásticos são habilitados para fazer este tipo de procedimentos, ou otorrinos que tenham a especialização em cirurgia plástica facial. Ainda segunda a especialista, a contraindicação, é se o paciente possuir alguma comorbidade como por exemplo uma hipertensão ou diabetes descompensadas ou ainda algum problema de sangramento; para isso é preciso avaliar todos os fatores do problema deste paciente antes da realização da cirurgia.

Tipos de Rinoplastia

Existem basicamente três técnicas para operar o nariz:

• Rinoplastia fechada

• Rinoplastia em forma de delivery, chamada de alça de balde: consegue-se ver um pouco mais as estruturas do nariz,libera um pouco mais as cartilagens, mas não se faz uma incisão na columela;

• Rinoplastia aberta: consegue ter completo controle das estruturas nasais, e é a técnica mais moderna e mais utilizada. Os pacientes que realizam a rinoplastia, geralmente associam com outras cirurgias estéticas.

 

Pós-operatório

O pós-operatório segundo a Dra. Glayce, leva em média uma semana de repouso, com curativo no nariz que não pode ser molhado. O paciente tem a possibilidade de voltar ao trabalho na semana seguinte e realizar também as atividades normais, evitando apenas atividades físicas por 40 dias, e evitar porquanto meses atividades físicas de contato por quatro meses para que não haja risco de machucar ou que quebrar alguma cartilagem.

 

Lembre-se sempre de procurar um médico especialista de sua confiança antes de realizar qualquer tipo de exame ou procedimento.

Notícias São José