Residentes do HSJosé são aprovados no exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
25/03/2016
Na foto - Médicos: Leandro Moura de Oliveira Bielohobek, Jiovani Fuzer,Adayana Nelli ( secretaria do serviço de residência ortopédica), Rodrigo Scheidt, Leonardo Dore Figueiredo, Murilo Romancine Daleffe, Diego Loureiro Padão.

Residentes do HSJosé são aprovados no exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

 

Criciúma – Médicos formados este ano na residência em Ortopedia e Traumatologia no HSJosé, foram aprovados no Exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, realizado na última semana.

     A prova aconteceu em Campinas – SP, e contou com 840 candidatos inscritos. Entre os aprovados, três médicos residentes do HSJosé; Leonardo Dore Figueiredo, Murilo Romancine Daleffe e Leandro Moura de Oliveira Bielohobek.

De todas as especialidades médicas, o exame da SBOT, é considerado o teste mais completo e minucioso. A avaliação realizada pela sociedade já é referência mundial. “Para nosso grupo que organiza e conduz o serviço no hospital São José, a aprovação dos três residentes nesta prova, confirma a qualidade do serviço de ensino, o compromisso de cada preceptor e dos colaboradores em melhorar a cada dia o atendimento à população e também a formação destes novos especialistas. Sem dúvida alguma, este selo de qualidade confirma o nível de excelência dos profissionais que compõe o serviço de ortopedia e traumatologia do hospital São José. Em nosso serviço, temos subespecialistas em todas as áreas da ortopedia e traumatologia, como cirurgião de mão, coluna vertebral, ombro e cotovelo, quadril, joelho, pé e tornozelo e ortopedia pediátrica”, enfatiza Rodrigo Scheidt, coordenador do serviço de residência em ortopedia do HSJosé.

    O exame foi dividido em duas fases, a primeira, já eliminatória; os residentes realizavam uma prova com 100 questões. Era preciso ter 50% de acertos na avaliação, para seguir para segunda fase do processo. Na segunda etapa, os médicos tiveram avaliação oral com dois médicos preceptores, em seguida realizaram prova prática com maquetes, e por último, o exame físico, realizado em soldados. “Tivemos uma prova de qualidade. Questões bem elaboradas. O conteúdo abordava as principais patologias que um ortopedista precisa dominar. Com a aprovação da SBOT, nós ortopedistas, temos acesso as atualizações em ensino e pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Um passo significativo para o especialista em ortopedia”, relata Murilo Romancini Daleffe, médico ortopedista; (residente no HSJosé).

      Segundo o médico coordenador da Comissão de Residência Médica do HSJosé, o anestesiologista Eric Benedet Linegurguer, ter aprovação dos médicos residentes, traz ainda mais qualidade ao Serviço de Residência médica do Hospital. “Toda Instituição precisa ter mais de 50% de aprovação dos residentes enviados para o teste. Caso não haja a aprovação, a instituição pode até perder a prerrogativa de disponibilizar o curso. Todo este esforço, significa que o hospital desenvolve um trabalho de qualidade e excelência”, declara Lineburguer.

Para os médicos ortopedistas do HSJosé, o exame da SBOT traz um “selo” de qualidade para o atendimento na Instituição, que dispõe de médicos aprovados nesta Sociedade; que com empenho e dedicação, comprovaram ter capacidade e conhecimento para atuar na área.

“Ver este resultado nos impulsiona a continuar ensinando. Todo trabalho é uma somatória de ensino e troca de experiências. Nesses três anos de residência; 14 ortopedistas se reúnem com os residentes todas as semanas, dando aulas, seminários, examinando e atendendo pacientes em conjunto, em uma enriquecedora troca de experiências, com uma atividade científica muito intensa”, descreve Dr. Jiovane Fuzer, chefe do serviço de ortopedia do HSJosé.

 

Notícias São José