Programa para controle de peso auxilia pacientes em tratamento oncológico
08/09/2015

Programa para controle de peso auxilia pacientes em tratamento oncológico

Criciúma – Sob medida é um programa que foi criado para incentivar pacientes com excesso de peso em tratamento oncológico no serviço de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia da Unacon, a cuidarem da saúde. O programa tem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiros, fonoaudiólogos e médicos; (quando necessário), para auxiliar e repassar informações ao grupo de pacientes que participarem do projeto.

     Nos encontros que acontecem uma vez por mês, durante duas horas aproximadamente; pacientes em tratamento na luta contra o câncer, buscam ajuda da equipe multiprofissional do HSJosé para o cuidado com a saúde e alimentação.

“ Dra. Juliana Althoff, é a médica responsável pelo serviço de oncologia do HSJosé; preocupada com o ganho de peso durante o tratamento, observando as dificuldades físicas e psicológicas dos pacientes, nos orientou a criar este programa. Nos unimos, e ai esta o Sob medida, que visa ajudar e orientar pacientes com excesso de peso. Queremos com esses encontros, desenvolver autonomia dos pacientes para que assim, melhorem a qualidade de vida. Elaboramos programas e estratégias para o controle de peso durante o tratamento oncológico”, conta Fernanda Fernandes, psicóloga do HSJosé e uma das idealizadoras do projeto.

Ainda segundo a psicóloga, o grupo promove informação, educação e vivências que contribuam para o aumento da qualidade de vida destes pacientes.

     Com a indicação do médico responsável ou encaminhamento da equipe multidisciplinar, qualquer paciente em tratamento oncológico pode participar da ação. O projeto tem a duração de um ano e todos os pacientes passam por uma avaliação com a nutricionista; após a avaliação, recebem todas as informações necessárias de como prosseguir com alimentação e outras atividades caso haja possibilidade.

“ Fazemos uma avaliação inicial com os pacientes encaminhados, analisamos suas necessidades e depois programamos as atividades/orientações/intervenções que irão acontecer durante os encontros. O grupo de apoio acontece uma vez por mês, e já estamos no segundo ano. Nestes encontros, conversamos ainda sobre as dificuldades e conquistas de cada um dos pacientes”, relata a nutricionista do HSJosé Leila Viana.

A nutricionista conta que devido à problemática do ganho de peso adquirida durante o tratamento oncológico, acredita-se na importância da realização de encontros como este, que visem promoção da saúde com as pacientes em tratamento de câncer, por meio do grupo de apoio. “Neste contexto de informações, podemos discutir com as pacientes, informar, refletir, intervir quando necessário e acompanhar a trajetória do ganho ponderal dos pacientes. Queremos ajudá-los a amenizar o aumento significativo de peso, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos participantes”, finaliza Leila

Fotos da notícia

Notícias São José