Pacientes podem escolher cardápio no HSJosé
31/07/2018

Pacientes podem escolher cardápio no HSJosé

 

Comfort Food traz novas opções de pratos elaborados dentro da instituição

 

     Há muito tempo atrás, a alimentação para pacientes internados em instituições de saúde, se restringia a alimentos sem sal ou tempero. A regra era servir sopas, caldos ou alimentos sólidos, pouco atrativos ao paladar, resultando no efeito contrário nos momentos em que se devia incentivar o paciente a alimentar-se.

    Esta perspectiva mudou bastante. Hoje o serviço de nutrição e dietética de hospitais conta com uma grande equipe, profissionais especializados, que buscam alternativas e inovações para trazer diferenciais na alimentação, aliando gastronomia hospitalar com as necessidades nutricionais dos clientes.  

 

Refeições diferenciadas compõem um novo cardápio

 

     Na busca de constante melhoria a equipe de nutricionistas do HSJosé elaboraram um novo cardápio para pacientes internados com prescrição de dieta livre. O serviço À la carte é oferecido com opções diferentes das refeições padronizadas no dia. O paciente escolhe o prato desejado, (por meio de um cardápio), o pedido vai para serviço de produção de refeições do hospital, onde é preparado e em pouco tempo é encaminhado ao quarto da pessoa que solicitou; (o serviço também é opcional para acompanhantes).

Além de pratos quentes, que vão desde carnes grelhadas a salmão assado, o cardápio conta também com opções de saladas diferenciadas (caeser ou grega), sobremesa de petit gateau e lanches rápidos como mini pizza. Este serviço fica disponível para solicitação do cliente até ás 22h. “O serviço de nutrição sempre procura se reinventar, buscando inovações para atrair e satisfazer as pessoas que buscam por algo diferente, mesmo quando internadas" , explica a Nutricionista Beatriz do Nascimento Motta (CRN-102165).

 

     Durante o processo de implantação do novo serviço, a equipe de nutrição e dietética do hospital recebeu treinamento de um chefe de cozinha, totalizando 32h de conhecimento adquirido. Nos encontros, foram abordados temas como: apresentação do novo serviço “Á la carte,  processo de produção, armazenamento, montagem do prato, desenvolvimento de molhos e atualização de manuseio de equipamentos (forno inteligente). “A consultoria que prestei foi quanto a elaboração dos pratos à la carte. Preparamos todos os pratos oferecidos no cardápio, passo a passo e toda equipe esta apta para elaboração do cardápio”. aponta Gustavo Félix, chefe de cozinha e consultor.

 

A implantação do serviço

 

      O novo serviço oferecido pelo HSJosé iniciou há algumas semanas, desde então, tem sido um sucesso,  pacientes já elogiam a nova opção de serviço. “Temos ouvido muitos elogios dos pacientes e isso nos deixa muito feliz. A ideia foi trazer novas opções de alimentação e inserir o conceito de Comfort Food, onde a apresentação e o sabor promovem por meio do paladar o bem estar com lembranças especiais, como um almoço da mãe, com a família ou amigos, por exemplo.” explica Andriele Gonçalves Marcon Nutricionista do HSJosé (CRN-102425).

 

Fotos da notícia

Notícias São José