Ortopedista Marcelo Beirão, assume a coordenação da Residência Médica do HSJosé
01/11/2019

Ortopedista Marcelo Beirão, assume a coordenação da Residência Médica do HSJosé

     O médico ortopedista Dr. Marcelo Emílio Beirão (CRM-5920/RQE1831), assumiu recentemente, a Coordenação da Residência Médica-COREME do Hospital São José de Criciúma. O médico já atua no corpo clínico da entidade há alguns anos e é preceptor do programa na especialidade de residência em Ortopedia e Traumatologia; agora assume mais um desafio. “Estamos sempre atentos às necessidades do ensino médico na pós-graduação. Nosso planejamento a partir de agora, é estruturar e fortalecer a COREME, como instrumento de contato entre os médicos residentes e seus preceptores, estando sempre atento às mudanças que são permanentes no ensino médico, bem como, as novas determinações do MEC”, pontua o coordenador.

 

Residência Médica

     A Residência Médica no HSJosé teve início em 1999, sendo administrado pelo Serviço de Ensino e Pesquisa da Entidade.

Hoje, os programas credenciados são:

  • Cirurgia Geral (primeira especialidade implantada);
  • Clínica Médica;
  • Medicina Intensiva;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Anestesiologia;
  • Cirurgia cardiovascular.

 

     Atualmente o programa conta com 45 médicos residentes e possui 97 preceptores em todos os programas de residência.

     A especialização é uma forma de treinamento em serviço supervisionado, e prevê a preparação do profissional para exercer a medicina de maneira científica e responder as necessidades do paciente de forma humanizada. A formação científica é incentivada com a realização de trabalhos de pesquisa e participação em eventos. O programa de residência do HSJosé desde sua implantação, é autorizado e fiscalizado pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, uma autarquia do MEC.

O serviço com apoio do hospital e por intermédio de seus preceptores vem alcançando excelentes patamares pois contribuí na formação de grandes especialistas para Criciúma, região e até para o Brasil; destacando nossa cidade como polo de saúde, também na área do ensino médico.

 

A Instituição

     O Hospital São José foi fundado em oito de novembro de 1936,  desde então vem mantendo acesa sua missão de: “Prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino e pesquisa de forma integrada com a comunidade”.    

     De caráter privado e de utilidade pública, o HSJosé é uma Instituição Filantrópica, que vem crescendo e desenvolvendo-se com o passar dos anos.

As irmãs Escolares dedicam-se diariamente para manter a Instituição firme nos seus princípios, oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida.

      Atualmente, cerca de 1400 profissionais atuam no HSJosé; 250 médicos de inúmeras especialidades da medicina fazem parte do corpo clínico, cerca de 1000 estagiários das mais diversas áreas passam pelo hospital por ano e 80 pessoas desenvolvem o trabalho do voluntariado.

    O HSJosé, constitui-se de um complexo hospitalar com 317 leitos incluídos os 40 de UTI. Sua área física total é de 27.500 m2, totalizando áreas de apoio, de ensino e pesquisa, salas cirúrgicas e internações.

Notícias São José