Nefrologia: do tratamento ao transplante
03/03/2021

Nefrologia: do tratamento ao transplante

Pacientes acometidos de doenças renais podem realizar todo tratamento em um único local    

 

     Um dos diferencias do HSJosé é a capacidade de tratar casos de alta complexidade.

Entre as especialidades, estão a Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular e Nefrologia. Por contar com estas funcionalidades, o HSJosé exerce o papel de Hospital Regional.

Neste contexto está a nefrologia, que desempenha um importante e significativo papel no atendimento aos pacientes com problemas renais.

A nefrologia consiste em prestar um atendimento para pacientes que sofrem de algum tipo de doença nos rins e no sistema urinário.

     O setor de nefrologia do HSJosé é dividido em segmentos: ambulatório de nefrologia, enfermaria de nefrologia, setor de dialise (que engloba hemodiálise e dialise peritoneal) e o setor de transplante renal.

Atualmente, somente no serviço de hemodiálise do HSJosé atende mais de 130 pacientes mensalmente.

“No HSJosé temos todo suporte necessário para pacientes com doenças renais. Atendimentos ambulatoriais e internações (considerados de média complexidade) até tratamentos de dialise e também transplante renal. Tudo em uma única instituição para atender esta demanda de pacientes, com este tipo de patologia, que vem crescendo muito no Brasil”, pontua a médica nefrologista, responsável técnica pelo serviço de nefrologia do HSJosé, Dra Cassiana Mazon Fraga (CRM I 9170/RQE I6382).

      Para atendimento aos pacientes em tratamento, o HSJosé disponibiliza também uma equipe multidisciplinar com nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros, fisioterapeuta e médicos especialistas, tudo para que haja um atendimento completo e ideal para as pessoas que sofrem com esta patologia.

“Temos atendimento no Hospital quase todos os dias, apenas no domingo o tratamento não é realizado. Os atendimentos são divididos em grupos: segundas, quartas e sextas, e outro grupo nas terças, quintas e sábados”, pontua a enfermeira do setor Cristiane da Silva de Oliveira.

 

Atendimento e Tratamento

       Todos os pacientes em tratamento no HSJosé são avaliados diariamente pela equipe de nefrologia do setor. “Acompanhamos os pacientes todos os dias. Este monitoramento regular, é necessário e de extrema importância para verificarmos como está o tratamento de cada paciente e como este processo na vida de cada um”, pontua a nefrologista. A especialista conta ainda, que mesmo com o acompanhamento médico, no decorrer do tratamento, alguns pacientes podem desenvolver intercorrências, e por isso a atenção monitorada pela equipe.

 

Tipos de tratamento para pacientes com problemas renais

 

Na busca constante por melhorias e aperfeiçoamentos do serviço, o HSJosé disponibiliza todo tratamento necessário para pacientes em tratamento na Instituição.

 

Diálise Peritoneal

     Esta modalidade de tratamento serve para remover as toxinas acumuladas no sangue devido ao mau funcionamento dos rins. Este tipo de tratamento é realizado por meio de um cateter, implantado por meio de um procedimento cirúrgico simples com anestesia local.

     Neste tipo de tratamento, o próprio paciente é o responsável por colocar o líquido chamado solução de diálise, em sua cavidade abdominal realizando algumas trocas durante o dia.

A membrana que envolve o abdome funciona como um filtro, utilizado junto à solução de diálise servem para retirar as toxinas do sangue por meio deste filtro.

     Para este tipo de tratamento, tanto os pacientes quando familiares, serão os responsáveis pelo processo.

Nestes casos, o paciente recebe todo material necessário em casa e deve realizar consulta médica uma vez ao mês com a equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, nutricionista, psicóloga e assistente social).

 

 Hemodiálise

     A hemodiálise é um método onde o sangue do paciente circula através de um filtro o chamado dialisador capilar; as máquinas que são observadas em centros de tratamento. O paciente fica durante um período de aproximadamente quatro horas, fazendo este processo remoção dos líquidos e substâncias tóxicas.

Para que o paciente realize hemodiálise, é necessário um acesso vascular que pode ser uma fístula arteriovenosa (união de uma artéria e de uma veia feita pelo cirurgião vascular, geralmente realizada no braço);

 

Transplante renal

Credenciado desde 2019, o HSJosé está apto para realizar o procedimento de transplante renal e desde então vem realizado este procedimento, com uma equipe especializada e treinada para o procedimento.

     

     O transplante renal tem a função de substituir o rim doente por um rim de um doador compatível. O novo rim é implantado por meio de uma cirurgia no abdome próximo a pelve, com anestesia geral.

     Pacientes com problema renal crônico, certamente são fortes candidatos ao transplante renal. Porém, para que a cirurgia possa acontecer, o paciente precisa estar em plenas condições clínicas para que o procedimento seja realizado. 

É importante ressaltar que é o médico especialista quem decide junto ao paciente sobre a real necessidade do transplante.

 

Dados Censo Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN

Dados levantados pela SBN, no Brasil, atualmente, existem mais de 139 mil pessoas em tratamento nefrológico, destas no Sul do Brasil este número equivale a cerca de oito mil pessoas.

Notícias São José