Médicos concluem Programa de residência no HSJosé
18/02/2022
Foto: Cleber Bonotto

Médicos concluem Programa de residência no HSJosé

A semana foi de comemoração no Hospital São José de Criciúma com a formatura de 19 médicos que fizeram parte do serviço de residência médica da instituição. Os profissionais concluíram o Programa de Especialização no HSJosé em anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, ortopedia e medicina intensiva.

“O Hospital São José presta um serviço de excelência em formação e especialização médica, com os mesmos recursos técnicos presentes nos maiores hospitais do país e corpo clínico com referência em todas as suas áreas de atuação. Os 19 profissionais que se formaram aqui dentro da instituição aprenderam muito o que fazer com os mais experientes, discutindo casos ou procedimentos, mas também aprenderam com os próprios erros, o que não fazer. Cada momento se intensifica na residência e são as dificuldades que nos geram momentos marcantes. Esses últimos dois anos foram uma jornada de muito trabalho. Por isso, agradecemos a todos a dedicação, pois sem ela, o caminho teria sido muito mais árduo e cheio de obstáculos”, garante o médico ortopedista e traumatologista e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HSJosé, Dr. Marcelo Beirão.

Por meio da Residência Médica, os médicos vivenciam o dia a dia de um grande hospital, acompanhando e sendo orientado pelos médicos preceptores. “O Hospital São José conta atualmente com cinco programas de residência médica que tiveram início há 23 anos com a residência em cirurgia geral. Contamos atualmente com 50 médicos residentes, onde 19 se despedem nesta formatura e 22 chegarão no início de março. A instituição conta também com mais de 100 preceptores, todos especialistas em duas áreas de atuação e já disponibilizamos para todo o país, 225 especialistas, sendo 102 clínicos, 91 cirurgiões-gerais, 12 intensivistas, 25 anestesiologistas e 13 ortopedistas e traumatologistas”, explica dr. Beirão.

Na cerimônia da última quinta-feira, dia 17, receberam o certificado quatro anestesiologistas, quatro cirurgiões-gerais, 9 profissionais da clínica médica, um ortopedista e um médico intensivista.

“Estes são os médicos da geração Covid, que enfrentaram toda a pandemia aqui dentro do hospital, tiveram muitos momentos difíceis, porém tiveram também muitos aprendizados. Só temos a agradecer a dedicação de cada profissional e desejamos sucesso em mais esta etapa”, enaltece a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

Notícias São José