Mais de 500 atendimentos realizados no “Hospital São José na Praça”
15/03/2024

Mais de 500 atendimentos realizados no “Hospital São José na Praça”

O Hospital São José de Criciúma realizou nesta quarta-feira, dia 14, mais uma edição do projeto “Hospital São José na Praça”. Este ano, com a edição especial voltada ao Dia Mundial do Rim, celebrado também nesta data, foram mais de 500 atendimentos realizados de forma gratuita à comunidade.

 “Ações como esta são muito importantes porque ajudam a cuidarmos da saúde. Já aferia pressão, olhei a diabetes, o exame de urina e conferi que está tudo certo”, garante a moradora de Criciúma, Lorena Peruchi. A mesma opinião é compartilhada pela moradora de Criciúma, Fatima Claudino Rodovanski. “Aproveitei foi a orientação com a nutricionista. É muito importante a gente saber como se alimentar para ter ainda mais saúde”, reforça.

Ao longo do dia, foram oferecidos atendimentos gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de HGT (diabetes), informações sobre ergonomia e postural, nutrição e cuidado com os rins, saúde mental e ansiedade, além do apoio da Liga de Nefrologia da Unesc.

“É importante conscientizar a população a respeito das doenças renais, pois muitas delas são silenciosas, só descobrimos fazendo exames. Este ano, o slogan da campanha teve por objetivo trazer esta reflexão: “saúde dos rins – exame de creatina para todos”. Pois é através desse exame simples, é que fazemos o diagnóstico da doença renal”, explica a médica nefrologista responsável técnica pelos serviços de transplante e hemodiálise do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM-9170/RQE-6382).

Para os pacientes e colaboradores do HSJosé, ao longo da semana também foram realizadas ações de conscientização como palestras com a enfermeira do ambulatório do HSJosé, Beatriz de Mello e realização de quiz sobre a saúde renal.

A Campanha do Dia Mundial do Rim, coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, tem como principais objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Notícias São José