Janeiro Branco: Palestras no HSJosé exaltam a importância do cuidado com a saúde mental

Janeiro Branco: Palestras no HSJosé exaltam a importância do cuidado com a saúde mental

     Janeiro é um mês dedicado ao cuidado com a saúde mental e traz um convite para que as pessoas possam pensar mais sobre si, suas emoções e a forma como elas afetam as suas vidas. Por esse motivo, o Hospital São José de Criciúma, durante toda esta semana, realiza palestras que tenham envolvimento com o tema. Até o dia 31 de janeiro serão trabalhados com os colaboradores temas que vão desde o entendimento do que é a saúde mental, finanças pessoais e orçamento doméstico, terapias integrativas, espiritualidade e saúde mental, finalizando com a administração do tempo e a qualidade de vida.

     A semana de palestras relacionadas ao Janeiro Branco foi idealizada pela Pastoral Hospitalar e a equipe multidisciplinar que integra a pastoral. “Pensamos em palestras onde as pessoas possam se encontrar, trabalhar a ansiedade e estar bem consigo mesmas. O hospital é um ambiente estressante e quando estamos bem conosco, isso reflete no atendimento e na atenção do paciente”, enaltece a coordenadora da Pastoral Hospitalar do HSJosé, Irmã Cristiane Michels.

     De acordo com a psicóloga Josiane Javorski, o Janeiro Branco é uma campanha nacional que vem ganhando cada vez mais adesão. “No hospital é o segundo ano que escolhemos a campanha pra lançar os programas de saúde do trabalhador que vão acontecer durante o ano. Os temas da semana de saúde mental foram escolhidos tentando contemplar os aspectos que podem afetar nossa saúde nesse âmbito. Sempre pensando na prevenção e sugerindo alternativas para o dia a dia. O profissional de saúde já é submetido à pressão do ambiente e isso aumenta nosso desafio de pensar na pessoa de forma integral”, explica Josiane.

    As palestras aos colaboradores seguem até sexta-feira, dia 31, e ocorrem em dois turnos, às 10h e às 18h.

Notícias São José