A importância dos Exames de Diagnóstico por Imagem
13/02/2019

A importância dos Exames de Diagnóstico por Imagem

A evolução tecnológica auxiliando na descoberta de doenças

Onde se faz e quais são os exames

     O Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI é o local onde são realizados todo e qualquer tipo de exame por imagem com ou sem laudo, como raios-x, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassom, entre outros.

Exames desta natureza, com alta tecnologia, auxiliam a medicina na descoberta de doenças, trazendo mais segurança aos pacientes para o melhor tratamento das inúmeras patologias hoje existentes.

A área de diagnose evolui significativamente e com este avanço tecnológico quem ganhou muito com este crescimento foi a área da saúde.

     De acordo com os especialistas, pode-se dizer, que a medicina diagnóstica cresceu muito nos últimos anos, trazendo aos médicos a possibilidade de detectarem por meio dos exames de Imagem algumas doenças, o que facilita e muitas vezes multiplica as chances de um tratamento promissor.

Evolução dos exames

     O serviço de diagnóstico por imagem existe na área da saúde desde o século XX.

Por estar totalmente ligado ao avanço tecnológico do mundo moderno, por volta de 1950 este setor começou a avançar de forma mais significativa, junto ao crescimento de pesquisas na área óptica e tecnologia da informação (TI).

Hoje a diversidade de exames devido o auxílio tecnológico, permite que os médicos especialistas da área visualizem, por exemplo, vasos sanguíneos entre muitas outras partes do corpo que antes sem esta tecnologia, não era possível visualizar.

            Buscando sempre caminhar, lado a lado desta evolução tecnológica, para assim, oferecer o que há de melhor para os pacientes, auxiliando na detecção de doenças e consequentemente no tratamento, o HSJosé possui atualmente um moderno e amplo Centro de Diagnóstico por Imagem; com uma gama extensa de exames disponíveis em um único lugar.

“Buscamos oferecer sempre o melhor. Queremos que o HSJosé seja referência no atendimento em diagnóstico por imagem. Nossos equipamentos se equiparam aos grandes centros do país, além de possuirmos um quadro de médicos especialistas de extrema competência”, ressalta Laércio Régis Ferrari, diretor administrativo do HSJosé.

 

CDI do Hospital São José

     Pacientes tem à disposição, instalações físicas modernas e acolhedoras. Uma verdadeira clínica de exames por imagem com: ultrassom, ressonância magnética, tomografia, raios-x, biópsias guiadas, angiotomografia em reconstrução 3D, cardiotomografia, ecocardiograma, mamografia por esterotaxia, serviço de radioterapia entre outros.

     Totalmente digitalizado, o CDI do Hospital São José, proporciona laudos que podem ser enviados imediatamente para análise médica e diagnóstico, a rapidez, agilidade e segurança da informação são quesitos indispensáveis para o serviço. Todos os equipamentos foram adaptados ao novo processo digital e às instalações modernizadas. O posto de enfermagem para preparação dos pacientes e alojamento para biópsias foi ampliado. Também o atendimento familiar conta agora, com espaço específico, sendo feito de forma humanizada, além de recepções com atendimento personalizado para cada público. Processo de senha para organizar a demanda.

     A qualidade nos serviços oferecidos bem como a precisão nos diagnósticos, só são possíveis devido ao quadro de colaboradores. Atualmente o serviço conta com quatro médicos radiologistas, dois enfermeiros, 10 técnicos em enfermagem, 25 técnicos em radiologia, um tecnólogo em radiologia, além de 20 profissionais da área de apoio.

A demanda de exames realizados são números que chamam a atenção. Somente em 2018 foram feitos mais de 124 mil exames de diagnósticos por imagem. Em média, 23 mil tomografias, 4500 mamografias realizadas durante o ano; além de inúmeros outros exames.

 

Exames disponíveis

 

* Mamografia digital

Com atenção cuidadosa à saúde da mulher, o Senographe* Essential oferece aquisição de imagens digitais e com baixa dose de radiação e uma abordagem inovadora e interativa à mamografia que redefine a experiência da paciente durante o exame.

O sistema de Estereotaxica da GE Healthcare proporciona acesso preciso à lesão mamária e posicionamento ideal da paciente. O sistema permite mudar facilmente do modo de mamografia digital de campo total para o modo de biópsia Estereotaxica.

* Raios- X digital

O exame serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evolução de tumores e doenças ósseas, entre outros.

* Tomografia

     Tomografia é um exame totalmente computadorizado. Capaz de reproduzir um diagnóstico com imagens que indicam com clareza qualquer parte do interior do corpo humano. Totalmente indolor e não apresenta nenhuma contraindicação. Qualquer paciente pode realizá-lo.

É um método utilizado com a finalidade de detectar e de tratar doenças diversas. Durante a tomografia quase qualquer parte do interior do corpo humano pode ser vista com clareza. As imagens são produzidas por um aparelho de raios-x que fica girando ao redor do paciente. O médico, posicionado em outra sala, observa através de uma tela a reprodução do organismo. É uma excelente forma de avaliar os órgãos e a estrutura do corpo como um todo. Através dela é possível identificar alterações em áreas de difícil acesso.

     Na tomografia o corpo é representado em uma tela de computador por meio de fatias. O caminho dos raios-x pelo interior do organismo é processado e as imagens são geradas. Uma das principais vantagens deste exame com relação ao de radiografia, por exemplo, é que as imagens não vêm sobrepostas umas às outras. Este procedimento permite também uma melhor visualização dos tecidos, com isto muito mais doenças ou anomalias podem ser detectadas.

Com o passar dos anos a tomografia foi sendo cada vez mais utilizada. Estima-se que a primeira máquina foi criada por volta de 1972, na Inglaterra. Apesar de também fazer uso de radiação, como na radiografia, os riscos à saúde são praticamente nulos, quando feita da forma correta e com a regularidade adequada.

* Ultrassom

A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver, em tempo real, as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo.

* Ressonância Magnética

Exame para diagnóstico por imagem, capaz de descrever imagens de alta definição dos órgãos através do campo magnético. Este tipo de exame não utiliza radiação, pois o aparelho possui um campo magnético preciso.

* Biópsias

Biópsia é um procedimento onde se retira uma pequena quantidade de célula ou tecido orgânico para um estudo em laboratório. O procedimento é realizado, para determinar a natureza e o grau da lesão que precisa ser estudada.

* Eletroencefalograma

A Eletroencefalografia (EEG) realiza um estudo gráfico de correntes elétricas no encéfalo. O procedimento é realizado por meio de eletrodos que possibilitam o diagnóstico de epilepsias e outras doenças.

* Ecodopler

Por meio do exame de Ecodopler, é possível diagnosticar e idealizar determinadas cirurgias de grande parte das doenças vasculares. Com o ecodopler, especialistas conseguem também avaliar as varizes e entender o diagnóstico da trombose venosa.

     Com seis médicos, duas técnicas de enfermagem e uma secretária atuando no serviço, o setor de métodos gráficos passou por ampla reforma de suas instalações, além da aquisição de novo equipamento, o VIVID E9, que conta com a tecnologia para

ecocardiografia 4D.

A modernização do serviço vai possibilitar a realização de maior número de atendimentos de pacientes externos e internos, bem como melhorar a qualidade dos exames realizados.

* Ecocardiograma

O Ecocardiograma é o exame consagrado na prática clínica pela riqueza de informações que fornece, ao mesmo tempo sendo de fácil execução e acessibilidade. As indicações para o exame são diversas, abrangendo desde crianças até adultos, em inúmeros contextos clínicos, seja ambulatorial ou hospitalar, eletivo ou urgente. O exame em 2D com Doppler é realizado há anos, com papel estabelecido dos estudos transtorácico, transesofágico e sob estresse. O método 4D foi criado há algum tempo e permite a avaliação tridimensional em tempo real das estruturas cardíacas, tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada para otimizar o diagnóstico e tratamento de diversas afecções, como doenças cardíacas congênitas e de valvas.

* Holter

     Utilizado durante 24 horas para identificar se o paciente possui alguma arritmia, bloqueio ou algum sintoma que mostre a falta de oxigênio no organismo.

Um dos mais completos e modernos exames cardiológicos é o Holter 24 Horas, um espião do coração que detecta alterações e reações que outros métodos não percebem”

é um minigravador digital, desenvolvido no Brasil, que pesa apenas 90 gramas, do tamanho de um cartão de crédito, da altura de uma caixa de fósforos, que registra os dados em um cartão semelhante ao da câmera fotográfica.

Preso à cintura da pessoa, ou no bolso da camisa, é conectado ao Tórax por fios e eletrodos, e registra o batimento cardíaco durante as atividades de rotina, como trabalhar, discutir, andar, correr e dormir, no ambiente natural da pessoa, sob as mesmas condições que provocaram sintomas, ou suspeita de doenças.

     Várias doenças podem ser diagnosticadas pelo Holter, mas é mais indicado para Arritmias, ou Disritmias, caracterizadas por alterações nos batimentos cardíacos.

* Eletrocardiograma

Eletrocardiograma é um exame capaz de registrar atividades elétricas do coração.

* Teste Ergométrico

O teste ergométrico, ou popular exame de esteira tem por objetivo verificar o condicionamento cardiovascular do paciente. Por meio dele, é possível realizar o diagnóstico precoce de doenças coronarianas e auxiliar na prevenção das doenças do coração.

* Endoscopias

Este tipo de exame é utilizado principalmente para ajudar o médico a identificar porque razão o paciente tem dificuldades de engolir, náusea, vômito, refluxo, sangramento, indigestão e dor abdominal ou no peito. A endoscopia proporciona ao médico olhar dentro do esôfago, estômago e duodeno.

* Broncoscopia

A Broncoscopia é um exame que permite a visualização das vias respiratórias desde a laringe até os brônquios. Ela é indicada para averiguar problemas nas cordas vocais, traqueia, doenças como a tireoide e do esôfago, suspeitas de tuberculose e pneumonia, além do câncer.

* Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que auxilia na visualização do interior do intestino. Por meio do exame é possível diagnosticar até mesmo sinais do câncer colo-retal, além de auxiliar no diagnóstico de doenças relacionadas ao funcionamento do intestino.

* Espirometria

O exame de espirometria permite a análise do fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, além de possibilitar o diagnóstico de doenças respiratórias.

Com o exame é possível realizar exames que permitem medir o fluxo de ar nas vias respiratórias ou brônquios, ou seja pode investigar e acompanhar inúmeras doenças pulmonares. Com a realização do exame é possível detectar sintomas respiratórios como tosse, falta de ar etc. Na avaliação, o paciente pode saber se possuí asma ou alguma doença pulmonar, como bronquite, cujo incômodo  é o funcionamento da ação respiratória. É possível ainda, medir a incapacidade funcional dos pulmões; avaliação pós-operatória; avaliação e diagnóstico de doenças respiratórias relacionadas com o trabalho.  O exame não é invasivo é destina-se apenas na avaliação da função pulmonar.  

 

Consulte outros exames: https://www.hsjose.com.br/exames

Fotos da notícia

Notícias São José