HSJosé: voluntários ainda podem se inscrever para participar do estudo da vacina contra a Dengue
13/04/2023

HSJosé: voluntários ainda podem se inscrever para participar do estudo da vacina contra a Dengue

Interessados podem ainda se inscrever para fazer parte da iniciativa; somente em Santa Catarina, são quase 5 mil casos de Dengue já registrados

 

     O aumento recente do número de casos de Dengue em Santa Catarina acendeu um alerta sobre a importância de prevenção e também da imunização contra a doença. Para auxiliar nesse processo, o Centro de Pesquisa Clínica  (CPC) do Hospital São José de Criciúma é um dos participantes de um estudo sobre a vacina contra a Dengue. No Estado, somente duas instituições participam da pesquisa realizada pela farmacêutica norte-americana Merck Sharp and Dhome (MSD) realizada em parceria com o Instituto Butantan.  O principal objetivo deste estudo é comparar a vacina da marca com a do Instituto Butantan para verificar o nível de eficácia do imunizante. Neste estudo, todos os voluntários receberão uma das vacinas, porém não terão conhecimento de qual laboratório ela foi aplicada.

“Nesta etapa do processo estão sendo selecionados homens e mulheres, de 18 a 50 anos, saudáveis e que nunca tenham contraído a Dengue ou Zika. O acompanhamento é realizado até um ano após a vacinação”, reforça Dr. Felipe Dal Pizzol, médico pesquisador e responsável pelo CPC do HSJosé.

Em Santa Catarina, segundo o último boletim emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), já são 27.259 focos de dengue identificados e quase 9 mil casos confirmados da doença.

Os interessados em participar podem entrar em contato diretamente com o Centro de Pesquisa do HSJosé pelo telefone/ WhatsApp: (48) 3431-1780 e WhatsApp: (48) 3431-1780.

 

Saiba mais:

     As pesquisas clínicas realizadas no HSJosé são coordenadas por meio do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) da instituição que é um órgão de caráter multidisciplinar e multiprofissional que visa promover a geração de conhecimento, a atualização da prática clínica, investigação das doenças e novos tratamentos para os pacientes. O HSJosé é reconhecido como referência nacional e internacional em pesquisas na área da saúde.

     O CPC dá suporte para diferentes Grupos de Pesquisa Clínica, focados principalmente nas áreas de anestesiologia, cardiologia, oncologia, infectologia, reumatologia, pneumologia, nefrologia e medicina intensiva. O CPC tem dado suporte para a execução de protocolos de pesquisa clínica patrocinadas pela Indústria Farmacêutica assim como pelo Ministério da Saúde e outras agências de fomento governamentais.

Notícias São José