HSJosé recebe agradecimento dos familiares de atleta de Handebol
04/08/2015

HSJosé recebe agradecimento dos familiares de atleta de Handebol

 

Mãe de atleta da equipe de handebol de Criciúma, envia carta agradecendo atendimento prestado a filha no HSJosé

 

Criciúma - Kathleen Figueiredo é atleta da Fundação municipal de esportes de Criciúma, a jovem de 16 anos joga Handebol, e esta na equipe desde março, treinando e participando de competições. Kathleen morava no Rio de Janeiro e veio para a cidade há quatro meses.

    Na semana do dia 17 de julho, em um dos treinos, a atleta sentiu-se mal e precisou de atendimento médico. Após a consulta, a ponta esquerda (posição em joha Kethleen), voltou para casa, mas algumas horas depois as dores abdominais continuaram; desta vez, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, precisou ser acionado. A jovem então é encaminhada para uma unidade hospitalar. Chega ao HSJosé ainda com muitas dores, mas prontamente todo atendimento da atleta é realizado e as devidadas providências tomadas. Exames de diagnósticos por imagem realizados, procedimentos e interenação da atleta; que é acompanhada pelos responsáveis da Fundação Municipal de Esportes. Os pais da jovem moram no Rio de Janeiro, e estavam se deslocando para Criciúma.

Ao chegar na cidade os pais assustados, se depararam com uma feliz realidade; pois a filha já estava com o diagnóstico relatado bem como, o tratamento iniciado.

“ Sou técnica de enfermagem, e fiquei surpresa quando vi a rapidez no atendimento de minha filha e toda atenção que nos deram neste hospital. Ela foi atendida pelo Sistema Único de Saúde - SUS, pois a carteira do Plano de Saúde dela estava comigo, só quando consegui contato com o hospital, que pude mandar uma foto da carteira do plano; mas quando chegamos tudo já estava resolvido. O atendimento e diagnóstico foram muito rápidos, sem este parecer imediato, não sei oque poderia ter acontecido com minha filha”, relata Micheli Saraiva, mãe da atleta.

    Kathleen foi diagnosticada com uma patologia chamada síndrome da artéria mesentéria superior, que ocasiona um quadro de obstrução intestinal.

“Este tipo de problema, acontece na 3ª porção do duodeno com retenção do conteúdo alimentar no estômago e duodeno. Isto faz com que a paciente apresente vômitos frequentes com consequente perda de peso. O tratamento inicial é clínico dando suporte nutricional e aumento o coxim gorduroso do mesenterio em torno da artéria que está causando o fechamento do intestino. Caso o tratamento não apresente melhora no quadro clínico, se indica então o tratamento cirúrgico. No caso da Kathleen o tratamento clínico nutricional, especialmente com os cuidados da equipe de nutrição do Hospital São José, foi eficaz, e obtivemos um resultado excelente. A paciente receberá alta hoje, (04/08), está em bom estado geral e deverá dar continuidade no tratamento em seu Estado natal”, relata Dr. Giancarlo Búrigo, médico cirurgião que cuidou da paciente.

A família garante que logo após a recuperação, a ponta esquerda volta a equipe, para continuar no time de handebol defendendo a cidade.

Abaixo carta enviada a Ouvidoria da Instituição como forma de agradecimento aos serviços prestados.

 

Carta aberta de agradecimento a Unidade de Saúde São José – Criciúma S.C.

 

‘’Fazei o bem, emprestai, sem esperar nada e grande será sua recompensa’’. Lc 6,35

 

“Gostaria de externar a minha imensa satisfação ao Estado de Santa Catarina,  a Cidade de Criciúma e a Unidade Hospitalar São José.

No dia 18/07/2015 Kathleen Figueiredo Saraiva Pinto foi hospitalizada neste serviço de saúde, diagnosticada no mesmo dia, com uma patologia rara, chamada síndrome da artéria mesentérica superior, gostaria de deixar registrada a minha gratulação, reconhecimento e gratidão a todos deste nosocômio, sem esquecer o oportuno e bem quisto gesto, o favor, o préstimo que foi dedicado a minha filha.

Agradecemos em primeiro lugar a DEUS todo poderoso e a todos que fizeram parte direta e inderetamente a recuperação do empalamado, Dr Giancarlo Búrigo, Dr Túlio Garcia dos Santos juntamente com sua equipe, por total dedicação empenhada e ao sucesso do restabelecimento sem intervenção cirúrgica, a toda equipe de enfermagem que desempenharam sua incumbência com idoneidade e exelência, a nutrição,  copeiras, camareiras, a equipe de higienização entre outros...

Quanto a mim e seu pai, que nos encontrávamos longe de nossas famílias, em outro Estado, encontramos na Fundação Municipal de Esportes, no time de Handebol Feminino de Criciúma, nos profissionais de saúde, nas irmãs de caridade, Padre Samiro Capelão do hospital São José e nas pessoas desta Cidade, uma benevolência, apreço, deferência e égide inacreditável!

Retornaremos ao Rio de Janeiro, com a certeza que o Estado de Santa Catarina  juntamente a Cidade de Criciúma, realmente investe em saúde neste País.

 

Atenciosamente

Michelli Saraiva”.

 

Irmã Felícita Hens  diretora operacional do HSJosé  foi quem recebeu a carta de Michelli, mãe da atleta; a religiosa afirma que notícias como estas são estimulantes e trazem muita alegria. “Para nós Irmãs Escolares e equipe técnica é muito gratificante ações como esta de reconhecimento. Isso nos impulsiona a continuar trabalhando e lutando para um serviço de qualidade em nosso Hospital. Agradecimento atrai bênção”, relata a religiosa.

Fotos da notícia

Notícias São José