HSJosé promove terceira mostra de Equipes de Melhorias
05/04/2016

HSJosé promove terceira mostra de Equipes de Melhorias

HSJosé promove terceira mostra de Equipes de Melhorias

 

  Criciúma - Promover o reconhecimento e apresentar iniciativas; é com este objetivo que o Serviço de Qualidade do HSJosé promove mais uma edição da Mostra dos Círculos de Controle de Qualidade – CCQ.

     O objetivo da ação é apresentar ao público interno, ideias sugeridas por colaboradores do hospital, introduzidas na própria instituição para melhorar o funcionamento dos serviços. Os pilares do programa priorizam ideias voltadas a qualidade dos serviços, ambiente de trabalho, segurança, meio ambiente, redução de custos e responsabilidade social. “A mostra será a vitrine de um desenvolvimento que acontece diariamente nos bastidores. É uma forma de reconhecer o trabalho de pessoas que saíram da zona de conforto, que é o primeiro e principal passo pra qualquer melhoria e desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional. Também é um forma de incentivo àqueles que desejam participar dessa transformação”, explica Josiane Javorski, Psicóloga do serviço de Desenvolvimento Humano do hospital.

     O evento divulga o grande potencial do trabalho em equipe, fortalecimento/ crescimento profissional, desenvolvimento da criatividade, liderança, incentiva a busca e implantação de ideias e a geração de resultados positivos.

“As ideias são sugeridas por equipes criadas por colaboradores do próprio hospital. São sugestões que partem dos problemas enfrentados diariamente; situações relacionadas as atividades e processos ou até mesmo resultados de indicadores setoriais”, pontua Márcia Campos, coordenadora do serviço de Qualidade do Hospital.

Para os organizadores do evento; com esta ferramenta, o hospital tem uma gestão mais participativa. Os profissionais tornam-se mais comprometidos e motivados a sugerir, pois visualizam as suas sugestões sendo colocadas em prática.

As propostas são apresentadas às áreas envolvidas, que avaliam a aplicabilidade da ideia. Após aprovação, as ideias são implantadas pela própria equipe que sugeriu.

     A 3ª mostra das Equipes de Melhorias do HSJosé acontece no dia oito de abril, das 11h às 14h e 30min, no auditório Dr. Gyrão anexo a Escola de Enfermagem.

Participam do evento 11 equipes, cerca de 80 profissionais.

 

 Sobre o CCQ - Equipes de Melhorias

 

Como muitas outras ferramentas da área da Qualidade, esta filosofia é oriunda do Japão, chegou ao Brasil na década de 70 pela Volkswagen e Johnson & Johnson. Em Santa Catarina, em 1976 pela Hering e atualmente são 36 empresas no Estado que possuem este programa. Essas organizações trabalham em parceria por meio do Núcleo Catarinense de CCQ e o Hospital São José é o único hospital no estado a adotar a ferramenta.

Nos cinco anos de programa no hospital, são mais de 400 ideias de melhorias sugeridas, cerca de 80% são implantadas.

Notícias São José