HSJosé leva informação sobre sinais e sintomas de AVC ao Colégio Lapagesse
22/11/2022

HSJosé leva informação sobre sinais e sintomas de AVC ao Colégio Lapagesse

O cuidado e a conscientização das famílias sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi o assunto trabalhado com as turmas das séries iniciais do Colégio Lapagesse, nesta terça-feira, dia 22. Eles receberam os profissionais do Hospital São José de Criciúma que levaram até a instituição projeto “AVC: Formando Super Heróis”, que visa alertar os pequenos sobre sinais e sintomas da doença.

Durante o dia, os estudantes tiveram momentos para compartilhar experiências e também aprenderam a identificar os primeiros sintomas do AVC e a importância da agilidade no atendimento.  “Trazemos de forma lúdica uma história para que as crianças compreendam com a linguagem delas a importância de reconhecerem os sinais e sintomas de AVC. Nossa intenção é fazer com que as crianças entendam a importância de reconhecer os sinais do AVC e levem também essas informações para as famílias”, destaca a médica neurologista do HSJosé, Dra. Gisele Borges de Medeiros.

De acordo com a enfermeira da Qualidade, Morgana Zanoni, a ideia é que as crianças levem o conhecimento que adquiriram com a aula especial para as suas casas. “Elas irão repassar as informações aos pais, aos avós e com isso poderemos disseminar ainda mais a importância da prevenção, da identificação dos sintomas e da agilidade no atendimento, especialmente quando se fala em AVC, aponta.

Para a orientadora educacional do Lapagesse, Elisa Santos, as atividades extraclasse tornam as aulas mais atrativas e possibilitam que se fortaleça ainda mais o aprendizado. “A sociedade está envelhecendo e essas crianças convivem com os pais, os avós. Saindo da aula hoje, com certeza elas chegarão em casa e vão repassar a eles o que aprenderam, mostrar as informações que adquiriram com os profissionais do HSJosé. Além disso, é uma forma muito importante para aproximar os jovens dos idosos e promover a integração entre eles”, esclarece Elisa.

O encontro especial encerrou com a visita da ambulância e profissionais do Samu Municipal de Criciúma USBs e a entrega de certificados a todos os alunos participantes.

 

Notícias São José