HSJosé inicia Programa Grupo de Lombalgia para os colaboradores
25/05/2023

HSJosé inicia Programa Grupo de Lombalgia para os colaboradores

O cuidado com os colaboradores do Hospital São José de Criciúma passa também pela manutenção da saúde e qualidade de vida de cada um deles. Por este motivo, foi criado recentemente na instituição o “Programa Grupo de Lombalgia”. A iniciativa promovida pela equipe do setor de Medicina do Trabalho tem o principal objetivo de promover uma terapia em grupo oferecendo uma prática de exercícios terapêuticos para amenizar as queixas de lombalgias nos colaboradores, criando desta forma, condições educativas por meio de orientações sobre possíveis fatores que possam agravar as doenças.

De acordo com a fisioterapeuta do HSJosé, Edilene Cleide Rocha Ribeiro, a lombalgia é um conjunto de manifestações dolorosas que acometem a coluna lombar. Ela pode ser classificada como crônica ou aguda dependendo do tempo e manifestações dos sintomas. “Sua etiologia pode ser multifatorial, entre elas, a lombalgia ocupacional que é foco principal desse programa. Esse tipo de lombalgia causa transtornos à saúde, tem relação com o absenteísmo pela incapacidade laborativa, a presença de dor e os efeitos psicossociais associados”, esclarece a fisioterapeuta.

O programa é oferecido exclusivamente para os colaboradores da Instituição. “Inicialmente serão ofertadas as vagas para a equipe de Enfermagem dos setores com maiores índices de queixas osteomusculares relacionados a coluna lombar. Os critérios de seleção para inclusão ao programa serão estabelecidos após sinalização da médica do trabalho, Dra. Dilce de Fatima   e procura voluntária dos colaboradores”, aponta Edilene.

Os colaboradores inclusos no programa serão avaliados pela fisioterapeuta Edilene, com participação da enfermeira Mayara de Faveri e a médica do trabalho, Dra. Dilce de Fatima, que irão elencar as prioridades e os cronogramas para atendimentos.

“A prática ocorrerá dentro das instalações do HSJosé e serão disponibilizados dois horários semanais, das 11h às 11h30, nas quartas e quintas-feiras. Os grupos serão compostos de, no máximo, cinco integrantes por horário, após agendamento prévio. Além do trabalho corporal com utilização de várias técnicas fisioterápicas, como alongamento, mobilidade, fortalecimento, relaxamento e consciência corporal, serão realizadas atividades educativas de consciência corporal e medidas preventivas para que os resultados sejam ainda mais expressivos”, finaliza Edilene.

Fotos da notícia

Notícias São José