Grupo AMO retoma as atividades em 2024
21/03/2024
Arquivo HSJosé

Grupo AMO retoma as atividades em 2024

Um momento de compartilhamento de experiências, atividades e vivências realizadas durante o tratamento oncológico fazem parte dos encontros promovidos pelo Grupo AMO do Hospital São José de Criciúma. O projeto busca gerar movimento e apoio para pacientes oncológicos por meio de Fisioterapia e espiritualização. O grupo tem o objetivo de encorajar os pacientes a praticar exercícios físicos regularmente, sempre com a devida orientação e acompanhamento.

“Estou no Grupo AMO desde o início das atividades. Quando comecei, não conseguia nem mexer o braço e hoje ele já está quase normal, graças ao trabalho que é realizado por toda a equipe. No grupo, nós encontramos as pessoas que tem o mesmo problema nosso, uma apoia a outra, conversamos, tiramos dúvidas, é um encontro muito importante para o tratamento e a recuperação dele”, explica a participante do Grupo AMO, Ranusa Teixeira Menezes Patrício.

A mesma ideia é compartilhada pela participante Marlene Consoni. “Me sinto muito bem de participar desses encontros. Melhorei muito com as atividades que são realizadas. Me sinto muito bem e é uma gratidão imensa poder participar dos nossos encontros”, garante.

Todo paciente vinculado a Unacon do HSJosé pode participar. Para fazer parte é necessário encaminhamento do médico e fisioterapeuta.

“A fisioterapia oncológica engloba o tratamento de disfunções e limitações físicas decorrentes da doença e do tratamento. As principais limitações apresentadas pelos pacientes oncológicos são redução de força muscular, fadiga, linfedema (que é o acúmulo de líquido em alguma parte do corpo), dores em articulações e região de cicatrizes e a limitação de movimento. Os exercícios físicos promovidos nesses encontros, por exemplo, têm o objetivo de auxiliar a recuperar a capacidade funcional, melhorar a disposição e a qualidade de vida do paciente em tratamento, reduzir o risco de complicações causadas pelo tratamento”, aponta a fisioterapeuta do HSJosé, Lais Peruchi Monteiro.

Os encontros do Grupo AMO acontecem todas as quintas-feiras, às 15h, no Hospital São José. Para mais informações basta entrar em contato com a recepção da Unacon pelo telefone (48) 3431-1637.

Fotos da notícia

Notícias São José