Família doa órgãos de militar do Exército
23/11/2011

Família doa órgãos de militar do Exército

 

Criciúma – O soldado do 28º GAC, Lucas Pedroso de Medeiros, de 19 anos, teve a morte cerebral confirmada e seus familiares autorizaram a captação de órgãos. A ausência de atividade neurológica foi registrada às 17h30min de terça-feira (22/11), pela equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pelo neurocirurgião, Dr. André Nesi, mas só no início da tarde de hoje os pais aceitaram a perda e entenderam a importância da doação.


De acordo com a enfermeira da UTI, Claudia Dozol Barabas, poderão ser retirados os rins, pâncreas, fígado e córneas. O jovem sofreu traumatismo craniano grave em decorrência de acidente de moto, na sexta-feira (18/11), quando havia deixado o serviço e seguia para casa, na Vila Zuleima. Na Rodovia Luiz Rosso, o motociclista perdeu o controle do veículo e colidiu contra um caminhão.

 

O que mais motivou sua mãe a autorizar a captação foi a certeza de poder ajudar outras pessoas. “Eu não estava aceitando, mas Jesus tocou meu coração e falei com meu marido que nosso filho poderia salvar outras vidas. Vou tirar a tristeza de outras mães”, justificou Neusa Pedroso, de 39 anos. A senhora ainda argumentou que gostaria de, no futuro, conhecer algum dos receptores que receberão os órgãos de seu filho.

 

O doador estava cumprindo o serviço militar obrigatório, porém, segundo sua mãe, o rapaz tinha vontade de seguir carreira e vislumbrava o posto de coronel. Franciele Gabriel Euzébio, 20 anos, lamenta a perda precoce do esposo, mas afirmou que estão cumprindo o seu desejo: “Semana passada, estávamos conversando sobre morte e falamos um ao outro para doar todos os nossos órgãos quando morrêssemos”, lembrou a viúva.

 

Para o comandante do 28º GAC, coronel André Luiz Ribeiro Campos Allão, a perda repentina do soldado numa fatalidade é lamentável. Ele comentou que concorda com a iniciativa da família. “Num momento trágico, tiveram a clarividência de ajudar outras pessoas. Saber que a família de um soldado nosso acreditou nesta ajuda humanitária nos satisfaz. Não é um momento de felicidade, mas ficamos confiantes de que, de alguma forma, ele continua entre nós”, pontuou o oficial do Exército.

 

Esta é a 10ª captação de órgãos promovida pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São José em 2011. A cirurgia de retirada está prevista para começar no início da noite, quando da chegada da equipe da SC Transplantes que vem de Blumenau. A Central, em Florianópolis, é quem fará a distribuição dos órgãos conforme a lista de espera. O soldado Pedroso será enterrado nesta quinta-feira com as honras fúnebres do Exército Brasileiro.


Taize Pizoni
SC 02553 JP
Assessoria Comunicação - Marketing 

Notícias São José