Enfermagem: uma vida de dedicação e cuidado com o próximo
11/05/2023

Enfermagem: uma vida de dedicação e cuidado com o próximo

Todos os dias ela acorda pronta para cuidar de pessoas que muitas vezes não conhece. Está sempre preparada para se dedicar a levar alívio a quem tem dor, a auxiliar nos momentos mais difíceis e para celebrar conquistas e vitórias de cada paciente que cruza o seu caminho ao longo do dia. Tem uma rotina que a acompanha desde 1993 no Hospital São José de Criciúma e que continua sendo seguida até hoje. Em quase 30 anos de história, Beatriz Stacoski passou de auxiliar para técnica de enfermagem e por fim, conquistou o diploma de enfermeira. Ela, como tantos outros profissionais ligados à enfermagem celebra neste dia 12 de maio um dia dedicado a eles. Um momento especial para reforçar a importância da profissão e homenagear a todos.

“Minha trajetória no Hospital São José teve início em setembro de 1993 no setor do centro cirúrgico, como auxiliar de enfermagem. Em agosto de 2007 passei a exercer a função de técnica de enfermagem e, a partir de abril de 2015 passei a exercer a função de enfermeira. Tive a oportunidade de passar pela agência transfusional, UTI, agendamento de cirurgias, no entanto, tive um retorno breve ao centro cirúrgico, onde estou até hoje. Lá cuido da segurança do meu paciente, desde a sua entrada até a sua saída do centro cirúrgico. Esclareço, reforço, monitoro, oriento sobre as práticas exercidas dos colaboradores, analiso o funcionamento dos instrumentais e equipamentos cirúrgicos, entre outras funções”, explica Beatriz.

Aos 51 anos, casada e com dois filhos, a enfermeira enaltece a gratidão de trabalhar em um hospital. “Trabalhar no HSJosé é muito gratificante, exatamente pelos desafios. Foram muitos os momentos vivenciados que fica difícil mencionar. Mas, no dia a dia, ao final do expediente quando passo o plantão para um colega, tenho muito orgulho de ter feito o meu melhor. Queria dizer que nesses meus quase 30 anos de instituição, passaram profissionais maravilhosos, que não vou mencionar nomes por que não posso esquecer de nenhum, mas que com certeza fizeram e fazem a diferença no nosso trabalho”, reforça Beatriz.

 

Mais de 700 profissionais ligados à enfermagem

Atualmente o HSJosé conta com 731 profissionais entre auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros atuando na instituição. Para a gerente de enfermagem do HSJosé, Thamilis Peruchi Csunderlick, a enfermagem é essencial no cuidado com o paciente, afinal, é ela quem está ao lado dele durante as 24 horas do dia.

“A enfermagem é acalento na dor, carinho no desespero, amor ao próximo sem saber quem é a pessoa, doação pelos nossos pacientes. Durante a pandemia por exemplo, eles foram fundamentais para salvar vidas. Não só neste período, mas durante o processo de qualquer doença. Só sabe a importância destes profissionais quem tem um familiar adoecido que necessite destas pessoas neste momento. Não só aos enfermeiros, mas para toda enfermagem, minha gratidão pela doação diária, por estarem aqui doando diariamente ao próximo, não só tecnicamente mais humanamente”, agradece Thamilis.

Ao longo desta semana, o HSJosé está promovendo uma semana especial com atividades voltadas aos profissionais da enfermagem como relaxamento, missa em ação de graças, sorteio de brindes, entre outras ações.

 

Saiba mais:

No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 8 e 12 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Fotos da notícia

Notícias São José