Em um final de semana, três transplantes renais no HSJosé
05/07/2020

Em um final de semana, três transplantes renais no HSJosé

    14 horas em procedimentos sequenciais. Este foi o tempo que a equipe de transplante levou para realizar três transplantes renais em um único final de semana no Hospital São José.

Três pacientes que realizavam hemodiálise na entidade há algum tempo, este final de semana tiveram desfechos positivos.

A partir de agora, os pacientes, uma mulher e dois homens, poderão levar uma vida melhor, sem idas ao hospital três vezes por semana para a realização de seus tratamentos. Agora, terão uma nova vida com um novo rim.

    O procedimento contou com apoio dos médicos Dr. Fabian Pires (urologista) e Dr Valter Duro Garcia, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, equipe de nefrologia e urologia do HSJosé que conta agora com o médico Dr. Conrado Menegola novo médico da Instituição, especialista em cirurgia de transplante renal.

De acordo com os especialistas, a realização de transplantes em sequência não é tão comum, pois depende de doadores cadáver e que tenham compatibilidade com os pacientes que estão em fila de espera.

“Sabemos que o serviço de transplante renal veio para auxiliar consideravelmente os pacientes que realizam Hemodiálise seja no HSJosé ou em toda região. Hoje tenho certeza que ficará marcado para todos nós, pois conseguimos ajudar num só dia, não uma, mas três pessoas. Isso nos traz muita alegria e ânimo. Cada vez mais o Hospital São José se demonstra um hospital preparado para procedimentos tão complexos e delicados", completa Dra. Cassiana Mazon Fraga, médica responsável técnica pelo serviço de transplante da Entidade.

     O HSJosé atingiu a marca de sete transplantes, desde o inicio do serviço; destes, três aconteceram neste final de semana.

Os procedimentos iniciaram no sábado às 15h, finalizando na madrugada de domingo às 05h da manhã. "Contamos com equipamentos de última geração e equipe altamente preparada para o atendimento e acompanhamento destes pacientes. Os transplantes realizados na instituição até o momento, demostram a consolidação do serviço de transplantes no HSJosé, serviço este, que está à disposição de toda a população", aponta o diretor técnico do hospital Dr. Raphael Elias Farias.

    Todos os três pacientes que realizaram o transplante renal passam bem, e continuam internados na entidade.

A alta acontece somente após a realização de novos exames e verificação de todo protocolo clínico necessário. Após todo este processo, os pacientes poderão ter alta e daí então, seguirem daqui para frente uma vida normal como sempre sonharam.

Fotos da notícia

Notícias São José