Diversão e menos tensão na hora da cirurgia para crianças
25/09/2019

Diversão e menos tensão na hora da cirurgia para crianças

     Quem disse que não pode ser divertido entrar no centro cirúrgico para realizar um procedimento? No HSJosé, as crianças entram nas salas menos tensas agora.; patinetes, motocas e capas de super-heróis compõem o cenário, tudo para aliviar o medo e a tensão no pré-operatório.

 

    O processo de humanização é uma das premissas do HSJosé. Incentivos positivos que tragam um pouco de “alívio” no momento de tensão no ambiente hospitalar, são atitudes que precisam acontecer todos os dias.

No HSJosé, ações desta natureza tem sido oferecidas diariamente, aos adultos, mas principalmente para as crianças, que devido a idade são mais resistentes quando se trata de cuidados médicos.

     Por isso, pensando em amenizar esta tensão que o próprio ambiente hospitalar pode causar, a equipe do Centro Cirúrgico da Instituição, com apoio do médico Cirurgião pediátrico  Dr. Christian Escobar Prado (CRM-12407/RQE-16874); trouxeram para o ambiente,  itens que amenizem o momento de estresse causado no período pré-operatório para as crianças, de uma forma lúdica.

A partir de agora, os pequenos que precisem realizar procedimentos no HSJosé, terão formas diferentes e divertidas para entrar no bloco cirúrgico.

     O serviço conta agora com patinetes e triciclos personalizados para os meninos e meninas; utilizados apenas para que as crianças entrem no centro cirúrgico e capas de super-heróis. Para o pós-operatório o ambiente vira um local diferente, onde o paciente pode ter desenhos para colorir e enfermeiras fazendo teatro de fantoche.

      Quando entram no setor, as crianças também recebem uma capa de super-heróis, pois realmente, são pacientes com muita coragem. A equipe que fica responsável por buscar os pequenos (e o familiar que queira ir até a porta da sala acompanhando o filho), também esta devidamente caracterizada.

“A criança merece ser atendida por uma equipe especializada e voltada para suas necessidades.  Trazer o lúdico, o carinho nos momentos de estresse, conforta e acalenta os corações dos pequenos, dos pais e traz alegria para equipe. Isso ocorre pois existe uma dedicação especial de todos os membros, sobremaneira a equipe de enfermagem que é motivadora e parceira nesse cuidado”, aponta Prado.

     Além dos carrinhos e das capas dos super-heróis, outra iniciativa de humanização também foi feita, a impressão com o nome de cada criança de um “Atestado de Coragem”, pelo ato de bravura, por “enfrentar a temida agulha”. O material impresso, confeccionado no próprio serviço de comunicação e Marketing do HSJosé, foi elaborado para trazer além do conforto aos pacientes, mostrar a eles que venceram. “Eles levam o certificado nas mãos, orgulhosos e muito felizes por terem vencido uma batalha literalmente. Com todas estas iniciativas, vemos logo o sorriso no rosto das crianças e a dor pode até existir, mas com certeza passa mais rápido”, enfatiza a enfermeira, responsável pelo centro cirúrgico do HSJosé, Denize Miguel Moretti.

     A movimentação e o clima descontraído chama a atenção de todos do setor, bem como de outros pacientes internados que aguardam para entrarem no bloco. “O momento traz um clima de descontração não somente para o paciente; os acompanhantes e pais que muitas vezes ficam ansiosos com a situação acabam tendo um pouco mais de tranquilidade. O resultado é bom para todos, até para os profissionais de saúde que irão cuidar dos pacientes; que certamente estarão mais dispostos e menos tensos”, finaliza Denize.

 

     O projeto foi implantado por intermédio da ideia de uma Equipe de Melhoria do próprio Centro cirúrgico, enfermeiras e técnicas de enfermagem que observavam a tensão e medo das crianças e tiveram a ideia de trazer este processo de humanização para dentro do setor.

Fotos da notícia

Notícias São José