Dia Mundial da Saúde: médico do HSJosé alerta sobre a importância da prevenção às doenças
05/04/2024
Foto divulgação: banco de imagens

Dia Mundial da Saúde: médico do HSJosé alerta sobre a importância da prevenção às doenças

Neste dia 7 de abril, é celebrado em todo o mundo, o Dia Mundial da Saúde. Uma data importante para reforçar o cuidado e a importância da atenção ao bem-estar e a qualidade de vida.

Para manter a saúde em dia, algumas ações são importantes, como tentar ter boas noites de sono, por exemplo. Cada indivíduo tem uma quantidade de sono que é adequada, porém algumas atividades contribuem para termos uma boa noite de sono: evitar ficar até tarde utilizando telas; evitar dormir tarde e acordar muito cedo. Além disso, a alimentação saudável também é essencial. Evite alimentos ultraprocessados com excesso de sal, excesso de gorduras e excesso de açúcar. Faça atividades físicas regulares. Além da questão física, os exercícios contribuem também para questão emocional, auxiliam na melhora do humor e com isso, extravasamos os problemas do dia a dia. Esse tripé de cuidados é extremamente importante”, explica o clínico geral do Hospital São José de Criciúma, Dr. Douglas Gobbo Pierini.

De acordo com o médico, as comidas processadas, contém altos teores de gorduras e açúcares, isso faz com que cada vez mais cedo tenhamos pacientes, com diabetes e hipertensão.

“Isso são causas principais de doenças mais graves e futuras, como o infarto e AVC. A alimentação adequada, juntamente com os exercícios e um sono de qualidade podem garantir uma vida mais longeva, com um futuro com ainda mais qualidade de vida”, explica.

 

Atenção à saúde desde os primeiros momentos da vida

Segundo Dr. Douglas, a atenção à saúde deve iniciar ainda na gestação e seguir por toda a vida.

“O cuidado com a saúde deve iniciar nos primeiros momentos da vida. Na vacinação das crianças, visitas regulares ao pediatra. Na adolescência, o cuidado com a saúde continua. E deve se manter durante toda a fase adulta. As visitas ao médico auxiliam na prevenção de doenças como diabetes, resistência à insulina, colesterol, hipertensão, entre outras doenças. É uma prevenção para evitarmos complicações futuras”, analista o especialista.

 

Saiba mais:

O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

Notícias São José