Até julho, HSJosé já registrou cinco captações de múltiplos órgãos
07/07/2020
(imagem ilustrativa)

Até julho, HSJosé já registrou cinco captações de múltiplos órgãos

      Após a constatação da morte encefálica com a realização de todos os exames necessários para comprovação de um paciente de 62 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, a Comissão Hospitalar de Transplante-CHT e equipe de neurologistas do HSJosé verificou que haveria por meio deste paciente, a possibilidade de doação de órgãos.

     As enfermeiras Renata Mendes Machado e Daniela Luiz entrevistaram a família para explicar sobre o processo de doação. Informados sobre o assunto e como a ação, mesmo em meio a dor poderia ajudar outras vidas, foi realizada a autorização a doação de órgãos.

“Sabemos que este momento é muito delicado e doloroso para família, mas precisamos fazer a abordagem e oferecer aos familiares apoio; explicar que outras pessoas podem ser ajudadas por meio da vida deles. O Sim para autorizar a doação, certamente vai beneficiar não só um, mas neste caso, três pacientes que estavam na fila de espera por um órgão para sobreviver”, comenta a enfermeira Renata Mendes Machado, que faz parte também da equipe CHT.

Foi possível fazer a captação de fígado, rins e córneas do paciente.

     Para a realização de procedimentos desta natureza, enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos cirurgiões e equipe de apoio são acionadas para que tudo ocorra da melhor forma no menor tempo possível.  Para captação de órgãos, médicos da central de transplantes de Florianópolis são acionados e realizaram o procedimento com apoio da equipe do HSJosé.

No Centro Cirúrgico do HSJosé, a equipe da CHT contou com o auxílio das enfermeiras Francielle Kreutz e Morgana Carboni.

Comunique sua família sobre sua intenção de doar órgãos.

Doar órgãos salva vidas.

 

 

Notícias São José