“A Sabedoria Fala”: relatos de vida e histórias de superação são entregues em livro ao HSJosé
03/07/2020

“A Sabedoria Fala”: relatos de vida e histórias de superação são entregues em livro ao HSJosé

Relatos de vida e histórias de superação, encorajamento e amor. As experiências vivenciadas por 21 idosos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do Bairro Renascer, em Criciúma, foram catalogadas em um livro especial, que recebeu o título de “A Sabedoria Fala” e que irá auxiliar no trabalho de recuperação dos pacientes internados no Hospital São José com suspeita ou confirmação da Covid-19. O livro com histórias, desenhos e fotografias foi entregue nesta sexta-feira, dia 3, na instituição.

“Trabalhamos com a proposta dos nossos alunos olharem para a vida deles e colocar no papel suas superações e histórias de vida. Eles se comunicaram da forma como acharam melhor, seja por desenho ou escrita. Estas cartas são o carinho dos nossos idosos aos pacientes do Hospital São José”, explica a psicóloga do CRAS do bairro Renascer, Luane Barth da Silva.

De acordo com a assistente social do CRAS, Daiane Rocha, esta é uma forma de visitar os pacientes da entidade. “Nossos idosos estão isolados em casa e aqui no hospital as pessoas não podem receber visitas. Então foi uma forma de tornar essa comunicação possível. Neste livro estão histórias de fé e superação que eles quiseram compartilhar para dar força a quem precisa”, garante Daiane.

Segundo a assistente social do HSJosé, Irmã Iralda Cassol Pereira, esta é uma forma de demonstrar carinho e amor aos pacientes. “Trabalhamos muito com a humanização dos atendimentos e com certeza este trabalho será muito importante para isso. É uma forma de fazer com que as pessoas que estão na instituição se sintam acolhidas”, aponta. “O livro será um grande aliado para auxiliar a passar o tempo e também reduzir a ansiedade que é comum de quem precisa ficar internado. Só temos a agradecer a toda a dedicação e o amor que está contido em cada página deste livro”, complementa a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

Para o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, presente durante a entrega, o projeto é uma forma de tocar o coração das pessoas. “Só temos a agradecer a dedicação de todos e a atenção dada pelo Hospital São José que aceitou a ideia e irá fazer com que essas histórias façam a diferença na vida de outras pessoas”, enaltece o vice-prefeito.

Notícias São José