Violência doméstica é assunto de palestra no HSJosé
29/08/2023

Violência doméstica é assunto de palestra no HSJosé

A prevenção aos casos de violência doméstica e as formas de identificar quando eles ocorrem foram detalhados na manhã desta terça-feira, dia 29, em uma palestra com o promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini e a investigadora da Polícia Civil de Criciúma, Isabel Cristina Feijó. A ação faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016. As ações ao longo deste mês, tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

“Este é um momento importante onde o Ministério Público promove esse momento de reflexão, onde discutimos este tema tão delicado e tão presente na vida de todas as pessoas. A violência doméstica atinge todas as classes, todas as faixas etárias, está presente em todos os bairros. Com iniciativas como estas realizadas no Hospital São José, conseguimos disseminar conhecimento sobre o fenômeno da violência doméstica e os mecanismos de proteção da Lei Maria da Penha”, garante o promotor de Justiça, Samuel Dal-Farra Naspolini.

Ao longo das palestras foram apresentadas as maneiras de denunciar os casos relacionados à violência doméstica, reforçados a importância de apoiar e acolher aqueles que sofrem qualquer tipo de violência (seja psicológica, física, patrimonial, moral ou sexual).

“Esses espaços onde podemos falar da violência de gênero, da violência contra a mulher, mostrar toda uma rede de proteção, eu julgo de muita importância até como forma de prevenir e de evitar futuras violações de direito. É muito bom que o hospital tenha esse espaço para que possamos conversar com esses profissionais. Muitas vezes é por meio da área da saúde que muitas mulheres chegam ao sistema de segurança”, enaltece a investigadora da Polícia Civil de Criciúma, Isabel Cristina Feijó.

Além das palestras realizadas nesta terça-feira, dois momentos onde os temas voltarão a ser abordados ocorrerão na quinta e sexta-feira, dias 31 de agosto às 17h30, e 1º de setembro às 14h, respectivamente.

“É muito importante que esses temas sejam abordados aqui dentro da instituição hospitalar. São assuntos tão fortes e ainda presentes no nosso cotidiano e que merecem receber esse momento de conscientização. Só temos a agradecer ao Ministério Público e a Polícia Civil que estão aqui repassando conhecimento e mostrando a importância da prevenção e da denúncia nos casos de violência doméstica”, finaliza a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

Fotos da notícia

Notícias São José