Talentos HSJosé: técnica de enfermagem usa a música para levar alegria às pessoas
04/08/2020

Talentos HSJosé: técnica de enfermagem usa a música para levar alegria às pessoas

A música encanta, traz boas lembranças e faz parte dos bons momentos da vida. Quando é possível acrescentar ela ao trabalho, melhor ainda. É assim que a técnica de enfermagem do Hospital São José de Criciúma, Vanessa M. da Silva Cardoso, conseguiu aliar um talento existente fora do local de trabalho, ao cotidiano dentro da instituição. Além de ensinar canto de forma gratuita, fora do horário de trabalho, com a participação de outras profissionais do HSJosé, ela também conseguiu trazer a música para a instituição e auxiliar na recuperação dos pacientes.

Vanessa, juntamente com seu esposo, promovem aulas gratuitas de canto, no bairro Maristela, em Criciúma. “Tivemos que reduzir esse trabalho devido a Covid-19, mas para as pessoas interessadas em participar das aulas basta somente ter boa vontade. Não cobramos nada e o local é cedido pela Igreja. A música alivia alma, diminui o estresse, traz serenidade e acalma, além de reduzir a ansiedade também”, garante a técnica de enfermagem.

 

Paixão pelo canto teve início há cinco anos

De acordo com a técnica de enfermagem do HSJosé, a paixão pela música e pelo ensinar iniciou há cinco anos quando ela e o esposo sentiram a necessidade de ter algo cultural na igreja que participam. “Queríamos algo que não envolvesse religião, mas sim que pudéssemos ensinar o amor que temos pela música, sem nenhum valor lucrativo”, comenta Vanessa.

No HSJosé, Vanessa é técnica de enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e também é acadêmica do curso de enfermagem. “Nas horas vagas, canto sozinha e também faço parte de um grupo Musical da Igreja. Não tenho um estilo musical preferido, mas gosto de músicas que tocam a alma da gente e que falem de Deus”, explica a profissional. “O melhor de tudo é que consigo conciliar essas duas paixões, pelo trabalho e pela música e isso me motiva ainda mais a cantar. Além as ações fora do hospital, também cantamos músicas para os pacientes e isso nos dá experiências incríveis”, complementa Vanessa.

Notícias São José