Quando a prevenção é importante
30/01/2014
Setor de hemodiálise HSJosé

Quando a prevenção é importante

 
Realizar exames periodicamente ajudar na prevenção de doenças

 Criciúma - A quem não entenda como cuidado, mas realizar exames frequentemente é extremamente necessário.
Exames preventivos são sempre importantes para saber se a saúde esta em dia ou se há alguma alteração no organismo que precisa ser investigada ou tratada. Todos estes cuidados significam uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Na grande maioria das vezes após uma consulta, é comum sairmos carregando uma lista imensa de pedidos para exames. Mas porque os médicos sempre pedem estes exames periodicamente?
     Segundo os especialistas exames de rotina são necessários para saber se a saúde esta em dia, ou para evitar a descoberta tardia de determinadas doenças.
Foi o que aconteceu com seu Sinésio de Souza Santos de 60 anos, ele descobriu que tinha problemas nos rins há sete meses, sem o hábito de realizar exames periodicamente e muito confiante com a "saúde de ferro", o açougueiro trabalhava há 40 anos e nunca tinha passado por um problema grave, mas teve que sair do trabalho de uma hora para outra. Acreditando sempre que sua saúde estava perfeita, descobriu que precisava fazer diálise depois de um susto. "Comecei a sentir muitas dores nas pernas, inchei muito, foi quando precisei vir para o hospital. Após a consulta e os exames, o médico pediu minha internação imediatamente. Depois da avaliação do especialista, já medicado, recebi alta, mas vim direto para diálise, e estou aqui desde junho de 2013, faço tratamento três vezes por semana. Hoje vejo como fazer exames de prevenção é importante. Se tivesse feito antes, talvez não precisasse passar por isso", desabafa Santos.
Dra Cassiana Mazon Fraga (CRM 9170) é especialista em nefrologia e afirma que exames preventivos são de extrema importância. A médica aponta ainda, que as doenças renais estão cada vez mais comuns no Brasil. "Hoje em dia os pacientes não tem o devido cuidado com determinadas doenças como hipertensão e diabetes, que são os principais causadores da doença renal. Com a falta de cuidado, as pessoas consequentemente desencadeiam problemas renais até crônicos. Automaticamente, precisam passar pelo processo de diálise. Alguns se recuperam, mas a grande maioria se não consegue realizar o transplante; precisa fazer o tratamento para o resto da vida. Por isso é importante salientar, que o controle, e um tratamento adequado diminuem a incidência renal", declara a especialista.
Dados do ministério da saúde apontam que, "de 10% a 20% da população adulta são ou vão se tornar hipertensos e/ou diabéticos". Isso significa que boa parte desta população poderá sofrer de problemas renais
     Os exames preventivos são necessários para nos acompanhar por toda vida. Ainda de acordo com os especialistas, não basta apenas ter uma vida mais saudável, hábitos corretos ou se alimentar bem, se os exames não são feitos com recomendação médica.
Em média os médicos pedem ao realizar o famoso "check-up", cerca de 25 exames, com isso é possível fazer uma análise completa do quadro de saúde do paciente.
Fabiana Rosalina da Silva de 27 anos faz diálise há um ano e quatro meses, ela tem diabetes desde os seus 12 anos e acredita que devido a problema, desencadeou a disfunção renal. "Também não tinha o hábito de realizar exames anualmente. Sempre estamos confiantes de que nada vai acontecer, mas um dia, se não nos cuidarmos, algo de ruim acontece com a saúde da gente. Quando descobri que precisava de tratamento, foi um dia comum de trabalho normal, mas passei muito mal e precisei de atendimento médico. Já no hospital, o médico me disse que não entendia como eu estava de pé, pois meus exames estavam completamente alterados. Fiquei internada e desde então faço tratamento. Hoje estou realizando os exames para entrar na fila de espera para um transplante de rim, mas tudo é muito burocrático, preciso fazer mais de 80 exames e todo esse processo também cansa", conta a professora.
     Atualmente cerca de 80 pacientes fazem diálise no HSJosé.
Nem sempre as pessoas conseguem conciliar o seu tempo com as atividades do dia a dia para cuidar da saúde e assim, realizar exames preventivos, mas este cuidado é necessário e vital.
Alguns exames, a partir de determinada idade são exigidos, por isso a lista aumenta ano a ano sempre que vamos ao médico.
 Todo e qualquer exame deve ser realizado sob orientação médica.

 
--
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510
www.hsjose.com.br

Notícias São José