No HSJosé, pacientes da oncopediatria vestidas de princesas comemoram
31/12/2014

No HSJosé, pacientes da oncopediatria vestidas de princesas comemoram

 

 

Criciúma – As personagens do filme Frozen, Anna e Elsa foram as inspirações para Mariana e Maria Júlia na comemoração do aniversário de uma, e despedida de outra, com o fim do tratamento de quimioterapia em 2014.

Mary, como gosta de ser chamada, despede-se de seu período de internação no HSJosé com muita alegria. Recebeu alta ontem, 30 de dezembro e vai passar a virada do ano com a família. O tratamento continua em casa, e alguns exames ainda precisam ser feitos. Mas Mary já se considera uma vitoriosa. “Foi um ano muito difícil, mas aprendi muito aqui dentro, fiz amigos, enfrentei muita coisa. Sei que ainda posso ter uma batalha pela frente, mas eu estou lutando”, declara a guerreira.

A bravura e força da jovem de 14 anos inspira todos os pequenos que encontram-se internados no setor de oncopediatria da Instituição.  No setor os amigos, se tornaram família.

Já para a tímida aniversariante do dia Maria Júlia que hoje completa cinco anos, a luta continua, mas com a dedicação da mãe, da avó e de toda equipe multidisciplinar do HSJosé esta batalha pode ser amenizada com o carinho que estas pessoas demonstram. Maria Júlia faz tratamento para a cura de uma leucemia.

Por isso, para trazer alegria no último dia do ano, a equipe multidisciplinar do Hospital e familiares decidiram comemorar. A manhã foi de festa com direito a parabéns, balões, bolo, salgados e doces. Montaram uma festa temática para cantar parabéns a Maria Júlia e dar os parabéns para Mary, que vestidas de princesas, bateram fotos e comemoraram com médicas, enfermeiras e familiares, a vitória de mais uma conquista.

     Mesmo na angústia de estar lutando contra o câncer, as crianças do setor de oncopediatria do HSJosé demonstram que a batalha é necessária, mas que com alegria e força de vontade é possível vencer.

Angela Cristina Eduardo é terapeuta ocupacional do HSJosé e trabalha diretamente com as crianças do setor, ela afirma que momentos como este de comemoração fazem as crianças esquecerem um pouco que estão em um hospital. “Além de ser um trabalho gratificante, o de ajudar estas crianças, queremos que elas tenham momentos prazerosos de alegria. Não é porque estão em um hospital em tratamento, que não vai haver comemoração. Sempre que possível, junto com a família, proporcionamos estes momentos”, declara a especialista.

    Atualmente no setor de oncopeditria do HSJosé seis crianças estão internadas em tratamento.

Fotos da notícia

Notícias São José