Você sabia que a lavagem das mãos pode salvar vidas?
14/10/2020

Você sabia que a lavagem das mãos pode salvar vidas?

Especialistas alertam sobre a importância do ato, a fim de evitar a proliferação de doenças seja por vírus ou bactérias

 

     Manter a higiene das mãos sempre é uma das maneiras mais eficazes para evitar a proliferação de muitas doenças e até mesmo salvar vidas.

Uma ação muito simples que pode ser feita sem medo do excesso.

Nossas mãos são utilizadas para praticamente tudo o que fazemos e nossa pele é um local onde mesmo que não visivelmente, armazena inúmeros microrganismos, alguns inofensivos a saúde humana, outros nenhum pouco.

     Tocamos objetos, superfícies contaminadas segundo a segundo, e o próprio ar, traz também estes microrganismos quase que invisíveis e que são transferidos de um lugar para o outro a todo momento; e nossas mãos, são os condutores de total eficiência para transmissão de infecções e bactérias. Assim, para ao menos tentar evitar a proliferação destas bactérias e vírus, é que se faz necessário a constante orientação sobre a importância da lavagem das mãos.

O Dia Mundial de Higiene das Mãos foi instituído mundialmente e hoje sabe-se que 85 países enfatizam o dia 15 de outubro, com o intuito de trazer um pouco mais de conscientização as pessoas sobre a real e necessária importância de lavar e higienizar as mãos constantemente.

Segundo pesquisa realizada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, sobre importância da lavagem das mãos, apontou que a ação pode reduzir em até 69% a transmissão de vírus e bactérias.

Os estudiosos ainda afirmam que o uso de álcool 70% não substitui a eficácia da lavagem, e que não somente as mãos devem ser higienizadas, mas tudo o que é tocado deve passar também por limpeza constante.

“Há muito tempo já se sabe a importância quanto a higienização das mãos; porém,  somente em meio a uma pandemia as pessoas perceberam a real importância desta ação. Esperamos que as pessoas agora entendam a necessidade deste hábito para evitar a proliferação das mais diversas doenças. Se todos derem a real importância, será sim um ganho para população em meio a este problema que estamos vivemos em 2020”,  reforça o médico infectologista e diretor técnico do HSJosé Dr. Raphael Elias Farias.

 

Como higienizar as mãos de forma eficiente

Para que o processo aconteça de forma eficaz é importante seguir alguns passos, que com o passar do tempo e o hábito, será algo comum na rotina das pessoas.

Para higienização das mãos, com água e sabonete ou com preparações alcoólicas ser de fato efetiva, é necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.

A Duração de todo o procedimento deve girar em torno de 20-30 segundos com água e sabonete.

Veja a orientação abaixo quanto a eficiência e etapas para uma higiene das mãos eficaz.

Com água e sabonete

  1. Molhe primeiro as mãos com água;
  2. Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de​ preferência líquida) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
  3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si;
  4. Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas;
  5. Enxague bem as mãos com água corrente;
  6. Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.

Com álcool em gel

  1. A​plique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha, observe se a quantidade irá cobrir toda a superfície das mãos;
  2. Friccione as mãos entre si;
  3. Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas;
  4. Espere suas mãos secarem.

Notícias São José