Um “corredor de alegria” para pacientes da oncologia pediátrica do HSJosé
07/08/2020

Um “corredor de alegria” para pacientes da oncologia pediátrica do HSJosé

Setor acaba de ganhar uma brinquedoteca com apoio do Lions Clube

          Que a criança muda o ambiente de qualquer lugar, todos nós sabemos. Entendemos também, que as crianças precisam brincar e se divertir;  ok,  isso também já é de conhecimento de todos.

Por isso, pensando sempre em melhorar o conforto dos pequenos internados no setor de oncologia pediátrica do Hospital São José de Criciúma, uma união de forças e pessoas, move inúmeros contextos para trazer ações, situações e projetos diferentes, a fim de deixar o ambiente hospitalar destas crianças que utilizam o serviço, um pouco mais divertido.

      Desta forma,  um projeto idealizado pela arquiteta da entidade Isabel Zanette, em parceria com o serviço de telemarketing da Instituição, que juntos, “sonharam”,  e conseguiram transformar em realidade, uma linda e especial Brinquedoteca para os pacientes.

A ideal foi “abraçada” pelo Lions Clube de Criciúma e região que, após ter conhecimento sobre o projeto, não mediu esforços para fazer com que aquele sonho se tornasse realidade e trouxesse um alento para os pequenos. “Nós do Lions Clube temos como uma de nossas causas globais o combate ao câncer pediátrico, e, com a união de clubes da região, foi possível a realização deste projeto. Agradecemos aos associados dos Lions, as empresas parceiras e ao hospital que não mediram esforços para realizar este projeto. Quando a sociedade está unida, transformamos nossa comunidade em um local mais justo e humano”, aponta Guilherme Manenti, coordenador regional do Lions Clube.

      O setor de oncologia pediátrica do HSJosé passou por um extenso processo de adequação e reformas para continuar prestando um bom atendimento aos pacientes. Em 2019 o setor ganhou nova pintura temática que trouxe alegria para o local, reforma e reestruturação dos quartos com nova climatização, camas, móveis e alguns brinquedos como videogames, disponíveis em todos os quartos de internação, além de outras benfeitorias.

Vários projetos, visando sempre a melhoria do local são idealizados, a fim de proporcionar o melhor para os pequenos sempre.

“Estou emocionada, me sentindo feliz e muito grata. Só nós sabemos o que se passa aqui dentro do setor. A dor, o sofrimento, as angústias, os choros, e para uma criança, essas novidades, ter onde e como brincar se distrair, se divertir, é muito importante. Certamente auxilia no processo do tratamento”, enfatiza a médica oncologista pediátrica e chefe do serviço, Dra Adalisa Reinke (CRM-13102/RQE-9825).

A Brinquedoteca foi desenvolvida com o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes, pacientes do HSJosé no serviço de oncologia pediátrica. Os brinquedos que compõem a brinquedoteca foram escolhidos cuidadosamente pela equipe do Lions que buscou fazer com que este projeto trouxesse um pouco de encantamento para as crianças.

“Longe de casa para tratar a doença, a ideia de trazer projetos desta natureza tem como objetivo tornar o espaço especial para as crianças fazendo com que o espaço onde elas precisam estar para receber o tratamento lhe proporcione doces sorrisos”, enfatiza Marlene Campos responsável pelo serviço de Telemarkenting do HSJosé e que recebeu a proposta Lions Clube.

      A nova brinquedoteca fica no próprio setor de oncologia pediátrica, para que os pacientes possam ter acesso aos brinquedos e demais itens no próprio corredor do setor, sem deslocamento. O local já está pronto e terá à disposição para uso das crianças jogos, blocos para montar, itens para colorir e muitos outros brinquedos.

 

     Atualmente o serviço de oncologia pediátrica do HSJosé realiza 145 atendimentos todos os meses para crianças a adolescentes de até 18 anos, em toda macrorregião. O serviço presta suporte para estes pacientes desde consultas ambulatoriais, tratamentos e procedimentos cirúrgicos, atuando diretamente com uma equipe multidisciplinar no acompanhamento do tratamento dessas crianças.

Fotos da notícia

Notícias São José