Termina outubro Rosa, inicia novembro Azul
10/11/2014

Termina outubro Rosa, inicia novembro Azul

 

 

Criciúma – O Mês de novembro em diversos Estados do Brasil é marcado pela cor azul.  A cor, traz alusão ao mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

     O HSJosé como todos os anos, abraça a ideia e apoia a causa, realizando palestras informativas para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A campanha no Hospital teve início hoje, 10 de novembro, com a palestra “Cuidados x Medicações”, ministrada pela farmacêutica Angeles Meller Vitali, e segue até o dia 14 de novembro, com diversas outras atividades.

Homens a partir de 40 anos são o público alvo da campanha, mas como em novembro as ações são intensificadas, profissionais da área estendem a divulgação para familiares e parceiros.

O grande vilão para a não realização do exame preventivo, é o preconceito. Ações como estas, promovidas pelo HSJosé, visam quebrar esse prejulgamento por meio de atividades informativas e interativas, trazendo aos homens a consciência de que realizar exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, (que é o mais recorrente entre os brasileiros), só traz benefícios.

As palestras acontecem todos os dias às 10h no salão principal da recepção do setor de quimioterapia até sexta-feira.

Dados importantes

 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, em 2015, a estimativa é que 69 mil novos casos da doença sejam diagnosticados, só no Brasil. O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais mata no país. A cada seis homens um tem a doença. O INCA também aponta que cerca de 50% dos homens, nunca foram ao urologista.

A boa notícia segundo os especialistas, é que se detectado precocemente, o câncer de próstata tem de 80% a 95% de chances de cura.

Os números assustam para os países subdesenvolvidos, onde três a quatro homens morrem da doença. Números bem diferentes para os países desenvolvidos, onde a taxa diminui consideravelmente, um para cada 10.

 

 

O que é o câncer de próstata?

 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

     O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
     Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o Antígeno Prostático Específico - PSA, o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico. 

 

(http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata)

Notícias São José