Terceira captação de múltiplos órgãos é realizada no HSJosé
13/03/2019
Foto ilustrativa

Terceira captação de múltiplos órgãos é realizada no HSJosé

 

Aconteceu hoje no HSJosé a 3ª captação de múltiplos órgãos.

Todo procedimento foi coordenado pela Comissão Hospital de Transplantes – CHT da Instituição.

 O paciente, um homem de 49 anos, teve Morte Encefálica (ME) confirmada na terça-feira (12). Todos os exames necessários foram realizados para que a ME pudesse ser confirmada e assim comunicar a família.

     Integrantes da equipe da CHT realizam um processo de entrevista e explicações aos familiares sobre a constatação da ME no paciente; após, receberem todas as devidas informações sobre o procedimento de doação de órgãos. Mesmo em um momento difícil e de muita dor, os familiares concordaram e realizar a doação dos órgãos.

Foram captados deste doador rins, fígado e córneas.

     A captação de órgãos foi realizada por uma equipe médica da SC transplante, coordenada pelo médico Aldo Takano (CRM-15057/RQE-11343); com auxílio da residente em cirurgia geral Aneta Marcon e coordenada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Morgana Carboni, da CHT do Hospital São José. Para realização do procedimento é necessário também, a ajuda de profissionais de diversos setores, na ocasião a equipe também contou com o envolvimento de profissionais do centro cirúrgico, UTI cirúrgica, pronto socorro e serviços de apoio. 

 

Avise sua famíla sobre sua intenção de ser um doador de órgãos.

Notícias São José