Tarde da beleza é oferecida para pacientes da Oncopediatria do HSJosé a cada 15 dias
28/05/2015

Tarde da beleza é oferecida para pacientes da Oncopediatria do HSJosé a cada 15 dias

Criciúma– A cada 15 dias, nas quartas-feiras a tarde, é dia de embelezar pacientes e acompanhantes do serviço de oncopediatria do HSJosé. O momento oferece as crianças entretenimento e diversão.

     No dia já determinado pela equipe multidisciplinar da Instituição, pais e pacientes recebem um tratamento de beleza completo, com pintura nas unhas, maquiagem e massagem relaxante. Tudo é realizado pelas técnicas de enfermagem, psicólogas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiras, que participam de todo processo.

Cristian Jane Máximo é mãe de Heloísa de 11 anos, que faz tratamento para curar um tumor ósseo no braço, ela afirma que a tarde da beleza traz momentos muito especiais para as crianças. “Acredito que faça um bem para a autoestima delas. Há um momento de descontração, porque a gente brinca e se diverte também. Conversamos outros assuntos que não estão relacionados ao problema de cada criança. Desta forma, aumentamos nosso vínculo de amizade, e isso só cresce com a interação que elas fazem”, enaltece Cristian Jane. Vitor Augusto Kniess Ouriques, de 11 anos, trata uma neoplasia de encéfalo, e relata que fica radiante quando pode participar da tarde da beleza. “A tarde da beleza para mim é muito legal, traz um ânimo para gente. Não é aquele momento em que a gente fica no hospital desanimado, fico feliz quando acontece. Oque eu adoro é receber massagem”, conta Vitor.

     Aliviar o estado hospitalar por meio do bem estar, também é um dos objetivos da tarde da beleza.

Fernanda Fernandes é uma das psicólogas da Instituição e idealizadora do projeto, ela afirma que ações e situações como esta, proporcionam também o fortalecimento interno de cada paciente. “Pensamos na questão da autoimagem, de se embelezar, sentindo-se mais bonito. Realçando a beleza externa, a gente entra em contato com a nossa beleza interior, com os fortalecimentos internos. Podemos nestes momentos, dividir medos, alegrias, expectativas, frustrações e mostrar para cada um, que eles não estão sozinhos neste processo”, declara a psicóloga.

Na última semana todos fizeram uma pintura artística, e o tema escolhido foi monstros. " Muitas vezes fazemos pinturas temáticas, e as crianças adoram e se divertem muito. Esta última semana, viramos monstros das histórias dos filmes e desenhos. Eles gostaram bastante, foi muito bacana", relata Fernanda.

Ainda segundo a psicóloga, a tarde da beleza acontece única e exclusivamente para diminuir os desconfortos da estada hospitalar, e tentar desta forma diferente, transformar a imagem do ambiente hospitalar, em um ambiente de beleza e entretenimento para as crianças. “Temos percebido, que a tarde da beleza tem atingido nosso objetivo, de melhorar a autoestima, humor, sociabilidade hospitalar e integração entre todos”, finaliza a psicóloga.

Fotos da notícia

Notícias São José