Suporte Avançado de Vida no Trauma, é tema de curso para residentes do HSJosé
16/08/2021

Suporte Avançado de Vida no Trauma, é tema de curso para residentes do HSJosé

  O final de semana foi de muito aprendizado para médicos residentes do HSJosé.

Os profissionais tiveram uma imersão, participando do curso de Suporte Avançado de Vida no Trauma – ATLS.

O curso é uma parceria técnico-científica com o American College of Surgeons, onde os médicos residentes tem a oportunidade de aperfeiçoar a técnica no atendimento inicial intra-hospitalar ao trauma do paciente.

Os alunos tem a oportunidade de melhorar à avaliação que realizam no paciente; aperfeiçoando técnicas com conceitos importantes e sistemáticos; tudo de forma prática, pois todo treinamento é realizado com situações reais em estações práticas e simuladores.

“Este curso é muito importante para emergencistas, pois dá entendimento para atender pacientes traumatizados, pois os participantes pegam habilidade para tratar os pacientes traumatizados em seus plantões. Há locais em que é exigido o curso de ATLS para atendimento de pacientes com trauma. É um curso onde além das aulas, se demonstra os principais atendimentos no pacientes traumatizados e depois se faz um atendimento simulando um trauma real”, aponta o médico Nicolau

Este ano para o curso, participaram 32 médicos residentes; dos Programas de Clínica médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia e Medicina Intensiva.

Na ocasião, também participaram, cinco colaboradores do serviço de Urgência e Emergência do HSJosé, e oito alunos da escola de enfermagem como ouvintes.

HSJosé, por meio da Coordenação de Residência Médica – COREME, promove todos os anos o curso de ATLS aos novos médicos residentes, afim de uniformizar o atendimento das emergências ao trauma.

O curso desenvolvido pelo American College of Surgeons, é designificativa relevância para as Instituições de saúde no Brasil e no mundo, o curso já foi ministrado para mais de um milhão de especialistas.

Fotos da notícia

Notícias São José