Setembro inicia com mais uma captação de múltiplos órgãos no HSJosé
04/09/2019
foto ilustrativa

Setembro inicia com mais uma captação de múltiplos órgãos no HSJosé

        Em setembro, diversas ações acontecem em todo Brasil para estimular as pessoas, a cada vez mais serem doadoras de órgãos. Dia 27 deste mês, é lembrado, como dia nacional para conscientização a doação de órgãos.

O objetivo das ações é fazer com que o Brasil alcance anualmente a meta de doadores por milhão.

     De acordo com dados do Ministério da Saúde-MS, 2018 foi um ano em que o número de doadores aumentou significativamente. 

Santa Catarina este ano, lidera o ranking de doação de órgãos. Somente no primeiro semestre de 2019 foram realizadas 72 doações de múltiplos órgãos no Estado; este número segundo dados do MS, significa um crescimento de quase 20% nas doações em relação ao mesmo período do ano passado.

     No HSJosé, para continuar este trabalho informativo, a Comissão Hospitalar de Transplantes-CHT faz um trabalho conscientização realizando momentos informativos com familiares, colaboradores do hospital e comunidade em geral promovendo palestras e treinamentos sobre o assunto.

     A equipe segue um protocolo nacional padrão, que é adotado a partir da comprovação da morte encefálica, para ver se há a possibilidade da doação de órgãos. Os critérios avaliativos para saber se o paciente será um possível doador de órgãos inicia, a partir do momento que o paciente possui uma doença neurológica grave, ou possíveis doenças cerebrais que podem gerar a morte.

Dentro da Instituição, nas UTI´s, quando o paciente é diagnosticado com morte encefálica uma série de medidas, antes de entrevistar os familiares do paciente que recebeu o diagnóstico são tomados.

     Todos os critérios do protocolo se forem de fato comprovados é que o processo é iniciado.

A decisão é sempre da família, mesmo que o doador tenha dito em vida sobre sua vontade ser um doador de órgãos.

 

Doação no HSJosé 10ª do ano

      Esta semana aconteceu no HSJosé a décima captação de múltiplos órgãos de 2019.

A doadora foi uma mulher de 47 anos, que teve o diagnóstico de traumatismo craniano encefálico e comprovaao após uma bateria de exames, de morte encefálica.

    Mesmo em meio a dor, os familiares conscientes da importância do ato, aceitaram doação de órgãos. Foram doados, fígado, rim e globo ocular.

Os médicos da SC transplantes que participaram do procedimento foram os cirurgiões Fernando Miranda (CRM-14138/RQE-8158) e João Cardoso.

Na equipe de apoio, quatro enfermeiras; Daniela Luís, Denise Marques e Renata Mendes Machado do serviço de CHT, participaram do processo, desde a entrevista com os familiares até o processo de captação no Centro cirúrgico do HSJosé.

 

Doar órgãos é um ato de amor. Avise seus familiares sobre sua intenção de ser um doador de órgãos.

Notícias São José