Serviço de quimioterapia do HSJosé recebe novos equipamentos adquiridos pelo PRONON
15/02/2016

Serviço de quimioterapia do HSJosé recebe novos equipamentos adquiridos pelo PRONON

 

 Criciúma – Credenciado desde 2013 e autorizado pelo Ministério da Saúde a arrecadar fundos por meio da Portaria de Incentivo Fiscal, o HSJosé adquiriu nos últimos meses alguns equipamentos para melhorar a qualidade de seu atendimento a pacientes oncológicos. O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON é um programa que possibilita a aquisição de equipamentos, contratação de profissionais bem como, benfeitorias, nas Instituições cadastradas que dispõem de serviços oncológicos, por meio da dedução do Imposto de renda a pessoas físicas e jurídicas.

     Em 2015 o departamento de captação de recursos do HSJosé conseguiu adquirir diversos equipamentos que já estão sendo instalados e logo estarão à disposição da população.

A partir da próxima semana o serviço de quimioterapia do HSJosé terá a disposição coletores de dados para melhorar e trazer mais eficiência no atendimento aos pacientes oncológicos. Os novos aparelhos serão utilizados para registrar e cadastrar dados dos pacientes que estiverem recebendo medicação no setor. Os seis aparelhos importados dos EUA, vão facilitar todo processo de atendimento ao paciente; pois a automatização torna o procedimento mais seguro.

Além dos coletores de dados, também por meio do PRONON, foi possível adquirir 10 novas poltronas hospitalares; melhorando e trazendo mais conforto aos pacientes que muitas vezes, ficam por oito horas no setor em tratamento.

Um terceiro passo, visando sempre melhorar a qualidade no atendimento, foi a aquisição de um terminal de autoatendimento, com a distribuição de senhas para facilitar o processo de pacientes que chegam a unidade oncológica.

     Em processo de compra, está a viabilização de um novo mamógrafo, equipamento este, que também irá contribuir para a realização de exames aos pacientes com câncer.

     Por ser um serviço de referência no sul, há um número significativo de pessoas com este tipo de patologia, que chegam ao HSJosé. Desta forma, para atender a alta demanda de pacientes que procuram a UNACON do Hospital São José já com perspectivas de demandas futuras; o Serviço de Captação de recursos da Instituição tem trabalhado incessantemente na busca de novos parceiros.

“Captar recursos sem um propósito definido não gera resultado algum, isso é óbvio. Mas a busca por recursos, com o objetivo de ajudar a vida das pessoas, nos faz não desistir. Fazer doação por meio do imposto de renda, isso todos nós podemos fazer”, aponta Mª Dione Gomes Antunes, Analista de Projetos Sociais do HSJosé.

Em dezembro de 2014, o Serviço de Captação de Recursos do hospital lançou então o projeto Oncologia do Hospital São José. A campanha visa à doação de recursos por meio do Imposto de Renda, seja este pessoa física ou jurídica. Este projeto continua em vigor e tem trazido inúmeros resultados ao hospital, melhorando assim, a qualidade do atendimento aos pacientes.

Todos os equipamentos só puderam ser adquiridos, pois tiveram o incentivo e apoio do Ministério da Saúde bem como de diversas empresas como: Casan, Instituto Havan,Tirol, Alumasa,Farben, TWA, Eliane, Giassi, Vigilância Radar, Torecid, Tractebel Energia, ZM Metalúrgica, Aliança. Nas pessoas físicas os doadores foram Dr. Albino José de Souza Filho

Dr. Marcio Arcangelo Zaccaron

Claudinei Souza De Freitas.

 

 

Como Funciona?

 

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos na área da oncologia.

    O programa foi criado pela Lei Federal nº 12.715, em 2013 e PORTARIA Nº 1.550, DE 29 DE JULHO DE 2014. A Portaria que credencia o Hospital São José ao Programa é: PORTARIA Nº 832, DE 9 DE OUTUBRO DE 2013.

     É possível doar o percentual de 1% (um por cento) do Imposto de Renda devido de Pessoa física ou Jurídica. A doação será dedutível do IR. Para pessoa Física, caso tenha IR a restituir, o valor doado será restituído, também.

As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas deduzindo seu imposto de renda e contribuindo com pesquisas, tratamento e acolhimento destes pacientes nas instituições em que realizam tratamento.

Fotos da notícia

Notícias São José