Serviço de Desenvolvimento Humano do HSJosé realiza treinamento para o cuidador
03/06/2015

Serviço de Desenvolvimento Humano do HSJosé realiza treinamento para o cuidador

Criciúma –Cuidar de quem cuida. Foi neste propósito que o Serviço de Desenvolvimento Humano, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e Comissão de Humanização do HSJosé implantaram o programa de Cuidados ao cuidador, com o intuito de proporcionar saúde física e mental para aqueles que tanto promovem saúde aos pacientes.

     O programa surgiu após sugestões dos próprios colaboradores em uma pesquisa de clima organizacional, realizada em 2014.

A ação é ministrada por uma das psicólogas da Instituição, Josiane Javorski, e a estagiária de Psicologia Ana Cláudia Trevisani, onde temas como: humanização, autoestima, autoconhecimento entre outros são abordados; sempre com o intuito de contribuir na qualidade de vida de auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

“Elaboramos este treinamento para tentar amparar as necessidades dos colaboradores, já que nosso ambiente de trabalho exige muito destes profissionais, tanto técnica quando emocionalmente”, relata a psicóloga.

     Os encontros acontecem duas vezes por semana, na ocasião são discutidos também, temas relacionados às dificuldades da rotina diária, além de desenvolverem competências que a profissão exige, como resiliência, elaboração do luto, além de sessões de relaxamento.

No primeiro encontro participaram 15 colaboradores que aprovaram a ideia. Keli Civiero é técnica de enfermagem, ela afirma que o encontro foi bastante produtivo e que a ação deveria ser mantida por muitos anos. “O programa foi excelente, já pude participar de dois encontros e foi significativo para minha vida. São em momentos como estes que conseguimos nos abrir e ouvir as pessoas. Tem me ajudado muito, melhora nossa autoestima, nossa comunicação e acredito que saímos destes encontros mais fortalecidos. Vou participar do programa em todos os momentos que acontecer”, relata a técnica de enfermagem.  

     Programas como estes são implantados no Hospital para melhorar a qualidade de vida dos profissionais, o ambiente de trabalho e consequentemente o atendimento ao paciente que procura por nossos serviços.

Por isso, nossa intenção é cumprir sempre a missão estabelecida, porque: “prestar assistência hospitalar com excelência, criando condições para educação em saúde, através do ensino a pesquisa, de forma integrada com a comunidade”, é um dos fatores que fazem com que o HSJosé se desenvolva cada vez mais.

    Os encontros acontecem nas terças e quintas-feiras em horários diferentes, às 12h e 13h30min, respectivamente, no auditório do Hospital.

Fotos da notícia

Notícias São José