Serviço de Controle de Infecção Hospitalar faz ação para continuar relembrando a importância da lavagem das mãos
19/10/2021

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar faz ação para continuar relembrando a importância da lavagem das mãos

Ações de conscientização sempre são realizadas no HSJosé. O objetivo de atividades desta natureza é trazer conhecimento e novas informações para colaboradores e médicos.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar –SCIH, também é um dos setores que tem a função de conduzir e orientar os colaboradores quanto aos cuidados a serem tomados na entidade para manter a qualidade dos serviços prestados.

     Sendo assim, para dar continuidade a este processo, desde a semana passada, a equipa da SCIH tem realizado uma importante ação para reforçar a adesão a prática de lavagem das mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das Infecções relacionadas à assistência à Saúde e contribuir com a segurança do paciente.

Durante a visita nos setores, os colaboradores eram convidados a lavarem as mãos com um tipo de tinta colorida como sendo (simbolicamente) o sabão que utilizam, fazendo toda movimentação necessária e obrigatória para uma lavagem segura. Mas tudo era feito de olhos vendados. Ao abrir os olhos eles iriam perceber quais lugares não haviam feito de forma correta; e assim consequentemente, lembrar em uma próxima vez a forma correta.

“Procuramos durante o ano, fazer ações de conscientização para colaboradores e médicos sobre assuntos diversos quanto ao cuidado e ações a serem realizadas para manter o cuidado adequado ao paciente.

Vimos nesta pandemia, o quanto a higiene das mãos é importante e não podemos esquecer disso. Por este motivo, estamos nesta campanha de conscientização, reforçando a importância da lavagem das mãos para todos os colaboradores”, aponta Rita Lindemann, enfermeira responsável pelo serviço de SCIH do HSJosé.

A ação que acontece até na próxima semana quando todos os setores do Hospital serão visitados.

Fotos da notícia

Notícias São José